Com PAA, Prefeitura entregou 299 mil quilos de alimentos a entidades locais

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, após a regularização das pendências de prestações de contas deixada pela gestão anterior, no dia 26 de junho deste ano, deu início à execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Graças ao programa federal, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar adquiriu 298.9 mil quilos de alimentos produzidos exclusivamente nos assentamentos rurais da região.

 

 Tiveram expressiva participação na entrega dos alimentos os assentamentos: Mato Grande (7.008 quilos), Paiolzinho (24.854 quilos), São Gabriel (862 quilos), Tamarineiro II (85.942 quilos), Taquaral (130.678 quilos), Tamarineiro I (31.944 quilos) e Urucum (10.690 quilos) de produtos diversos.

 

Com o objetivo de atender aquele que tem fome, o Programa conta com a participação de diversas entidades aptas a receberem doações de forma a fomentar redes socioassistenciais e de equipamentos de alimentação e nutrição visando garantir o acesso a alimentos pelos menos favorecidos em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, sendo beneficiadas diversas repartições públicas, todas ligadas diretamente a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Juntas, as entidades receberam em doações a quantia de 156.2 mil quilos de alimentos. Foram assistidas o Asilo São José, a APAE, Instituto Moinho Cultural, Obra Social Madre Mazzarelo – Geniquinho, Lar de Ismael, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Instituto ACAIA Pantanal – Programa Jatobazinho, CERDA e Lions Club de Corumbá, que juntas receberam em doação simultânea a quantia de 135.7 mil quilos de alimentos.

 

“Todos os colaboradores da Secretaria Especial de Agricultura Familiar estiveram diretamente envolvidos no programa, imbuídos em prestar toda assistência aos produtores familiares, proporcionando facilidades e tratamento diferenciado aos agricultores, resultando na maior participação efetiva no programa até hoje”, afirmou o secretário especial de Agricultura Familiar, Mohamad Abdallah.

 

“Foram identificadas algumas dificuldades encontradas pelos agricultores, tanto no preparo como no escoamento da produção, questões levadas ao Prefeito Municipal Marcelo Iunes, que da mesma forma esta comprometido com a causa, reconhece e valoriza os agricultores que através da agricultura familiar, em aparceiramento com a Prefeitura, vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso Município”, concluiu Mohamad.

 

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, conhecido tradicionalmente pelos agricultores familiares como “Fome Zero”, tem como objetivo a cooperação do Município, no âmbito de seu território, para a execução do programa, adquirindo os produtos produzidos exclusivamente pelo agricultor familiar, favorecendo, por meio de doação simultânea, os munícipes identificados em situação de insegurança alimentar.