Semana de Mobilização contra Dengue envolve usuários dos CRAS no Município

Na Semana Nacional de Mobilização da Educação, Assistência Social e Saúde, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Município de Corumbá realizou diversas atividades envolvendo a população. O objetivo foi promover conscientização e sensibilização a respeito das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Saúde, mobilizou o público dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Palestras e mutirão de limpeza foram realizados com moradores, líderes de comunidade, agentes de saúde e servidores dos CRAS.

 

“O período de chuvas vai recomeçar e, com ele, a proliferação dos mosquitos aumenta. Precisamos intensificar a luta no combate ao Aedes aegypti e reforçar a necessidade de eliminarmos os criadouros. Com essa mobilização, queremos, a partir da Assistência Social, conscientizar moradores e líderes locais a se comprometerem a limpar bem suas casas eliminando qualquer possibilidade de foco de mosquito. Queremos ver Corumbá sem Dengue, Zika e Chikungunya”, afirmou Haroldo Cavassa, secretário municipal de Assistência Social.

 

De 23 a 27 de outubro, foram mobilizados usuários dos serviços da Assistência Social, beneficiários do Programa Bolsa Família e lideranças comunitárias. No Dia “D” de combate à Dengue, ocorrido no dia 26, houve mutirão de limpeza com organização dos CRAS com apoio da Secretaria de Saúde. Na manhã desta sexta-feira, 27, equipes da Assistência Social realizaram panfletagem no Centro da cidade.

 

 

“Esse é um evento que está acontecendo nacionalmente e os responsáveis pela organização em cada município são as Secretarias de Assistência Social de todo o Brasil. Um dos objetivos da ação é deixar claro que a questão da Dengue não está relacionada só à Secretaria de Saúde, por isso, abraçamos essa causa, por acreditarmos que é um problema de todos nós. Nossos CRAS recebem muitos usuários e nada mais justo que começarmos um trabalho envolvendo o CRAS. Tivemos a importante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com as palestras, culminando com o mutirão de limpeza. O nosso objetivo também é levar a Assistência Social até a comunidade e o trabalho de panfletagem reforça essa conscientização”, afirmou Adelma Galeano, assessora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Para Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde, doenças provocadas por mosquitos ultrapassam as responsabilidades da Saúde. A mobilização nacional que envolve a Assistência Social bem como a Saúde e Educação chegou em boa hora. “Esperamos que os moradores se sensibilizem porque vai começar o período chuvoso e precisamos da colaboração de todos. Estamos com alta incidência de Dengue e somos, até a semana passada, a segunda cidade do Estado em casos de Zika, mas estamos ainda em período de estiagem. Quando começar a chover, esse número poderá aumentar bastante. Os moradores devem ficar atentos e não esperar por órgãos municipais para realizar limpeza em casa”, frisou Viviane.

 

A Prefeitura de Corumbá lançou, no dia 18 de outubro, a campanha “Combate ao Mosquito Aedes aegypti – Um desafio para nossa gente”, que está envolvendo todas as secretarias municipais. A ação realizada nessa semana foi a primeira da campanha que seguirá até março de 2018.