Município capacita servidores da Assistência Social para uso de EPIs

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove nesta sexta-feira, 06 de outubro, capacitação sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos servidores que atuam como auxiliar de serviços básicos; beneficiários do Programa ELO, do Programa RE HABILITAR, servidores dos CRAS Albuquerque e CRAS Itinerante e coordenadores das unidades. A capacitação, na Casa dos Conselhos, acontece em dois turnos.

 

Os EPIs são todos os dispositivos ou produtos, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. São fundamentais para proteger a saúde e integridade física do trabalhador.

 

A capacitação teve como objetivo orientar os servidores quanto à importância do aspecto preventivo para a manutenção da qualidade de vida dentro de seu local de trabalho, além de contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da preservação da saúde ocupacional dos servidores.

 

Responsável pelo treinamento, o tecnólogo em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Corumbá, Ênio Moura Correa, explicou a importância do uso dos EPIs. “O Equipamento de Proteção Individual além de ser requisito legal, ajuda a proteger o trabalhador. Não evita o acidente, ajuda a proteger o trabalhador em caso de acidente, é uma proteção. O empregador é obrigado a fornecer e o trabalhador, por lei, é obrigado a utilizar os equipamentos, bem como fazer sua guarda e manutenção. Quem está sendo treinado, já vai começar a receber os equipamentos para uso rotineiro nas atividades dentro da sua unidade”, disse.