Executivo Municipal destaca participação brasileira na força de paz no Haiti

Cerimônia que marcou o encerramento da participação militar brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) foi prestigiada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na manhã desta terça-feira, 17 de outubro. A solenidade, que durou cerca de 40 minutos, foi realizada no quartel do 17° Batalhão de Fronteira. O arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, participou da cerimônia. Ele veio a Corumbá para as comemorações da Páscoa dos Militares.

 

Ao longo de 13 anos, cerca de 37.500 militares das Forças Armadas Brasileiras participaram da missão. O Comando Militar do Oeste (CMO) enviou três contingentes (6º, 13º e 18º), sendo um Batalhão de Infantaria, um Esquadrão de Cavalaria e uma Companhia de Engenharia, nos anos de 2006, 2010 e 2013. Na visão da Organização das Nações Unidas (ONU), a tropa brasileira se destacou pelo espírito solidário e competência dos militares.

 

O comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, destacou o “êxito da missão, o comprometimento e a credibilidades dos militares brasileiros” que prestaram o serviço humanitário no Haiti. A cerimônia contou com aproximadamente 50 militares ‘Boinas Azuis’ – da Marinha e Exército – que participaram da MINUSTAH.

 

Durante a solenidade o general Allão fez a premiação do Concurso Literário do CMO, comemorativo ao Dia do Soldado 2017. A aluna Rafaelly Ritianny de Santana Alves, da Escola Municipal 17 de Março, de Ladário, ficou em 2º lugar na Categoria D, para alunos (6º ao 9º ano) das escolas particulares, municipais e estaduais do Estado, com o poema “A Força do Soldado”.

 

“O Exército Brasileiro teve papel importante como força de paz ao atuar num país devastado. Tivemos o Exército Brasileiro com mais de 90% de participação e vários militares aqui da nossa região estiveram presentes. É satisfatório vermos, nessa comemoração, que todos retornaram bem após desempenharem a contento sua missão. A presença do arcebispo militar traz uma palavra de incentivo e estímulo às nossas tropas”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha. Alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga assistiram à solenidade.