Edição do Povo das Águas destacou Outubro Rosa e Dia das Crianças

Além do resgate de um casal que se encontrava em situação análoga à escravidão e de um bebê que está se recuperando na Santa Casa de Corumbá, com quadro de desnutrição, a 5ª edição deste ano do Programa Social Povo das Águas realizou inúmeros serviços. A ação aconteceu na parte alta do Rio Paraguai e Rio São Lourenço, região norte do pantanal, no período de 15 a 21 de outubro. Aproximadamente 210 famílias, cerca de 700 pessoas, receberam atendimento nas áreas de saúde, educação, assistência social e outros serviços.

 

A campanha Outubro Rosa e o Dia das Crianças tiveram atenção especial dentro do programa. Durante todos os dias, a médica Clélia Magalhães realizou palestras de conscientização sobre todo tipo de câncer aos ribeirinhos, especialmente o de mama, próstata e de pele. Com doações de doces da cabelereira voluntária Maria Zulmi, da técnica em Educação Luciene Barakat, da colaboradora Valquíria de Fátima Leite Gonçalves e das empresas JR Lubrificantes, Delícias Lanches, CL Engenharia e Loja Tentação, foi possível a comemoração do Dia das Crianças nos portos. A UNIPAV também colaborou com doação de 100 brinquedos.

 

O defensor da mulher, Dr. Vagner Flausino, também participou da ação com a finalidade de prestar serviços na área jurídica, levando informações sobre questões envolvendo família, registro civil e violência contra mulher, criança e adolescente. Ele realizou 34 atendimentos e proferiu 06 palestras. Equipe do CRAM proferiu sete palestras sobre violência doméstica contra mulher. Com relação ao setor de saúde, foram 239 atendimentos médicos, 310 atendimentos de enfermagem e 419 procedimentos odontológicos em 128 pessoas, além de serem distribuídas 300 escovas de dente. Foram aplicadas 68 doses de vacinas em 56 pessoas e 40 cães e dois gatos receberam vacinação antirrábica. Realizados três atendimentos emergenciais, curativos em quatro pessoas e cinco moradores receberam medicação injetável.

 

 

No âmbito socioassistencial, 27 famílias foram orientada e encaminhadas, 20 receberam acompanhamento de condicionalidade do Programa Bolsa Família e foram entregues 210 cestas básicas, além de 210 kits de limpeza. Cerca de 127 crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas com fantoches, entrega de brinquedos, balas e doces. Foram distribuídas 40 caixas de roupas e calçados e houve 07 orientações sobre plantio nas palestras. Atendidas pelo CRAS itinerante e Defesa Civil 175 famílias e 175 famílias realizaram atualização do Programa de Atenção Integral à Família. Orientações sobre o BPC idoso e deficiente foram 574.

 

A última edição do ano do Povo das Águas em 2017 será no período de 05 a 10 de novembro, do baixo pantanal até Forte Coimbra. A última edição na região aconteceu em agosto, quando foi enfatizada a campanha “Agosto Lilás”, especialmente por ser área muito frequentada por turistas. Além de Forte Coimbra, vão receber atendimentos moradores de Porto Morrinho, Porto Formigueiro, Porto da Manga e Porto Esperança.