Prefeito Presente aproxima população do poder público Municipal

Marca das duas primeiras gestões do Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no comando da Prefeitura de Corumbá, o programa ‘Prefeito Presente’ será retomado no sábado, 30 de setembro, no bairro Padre Ernesto Sassida, no período das 08 horas ao meio-dia. A iniciativa integra o calendário de eventos dos 239 anos de fundação de Corumbá.

 

Somente nas 24 primeiras edições realizadas entre os anos de 2005 e 2006, a ação promoveu 96.915 atendimentos aos moradores de todas as regiões da cidade, chegando inclusive até a população ribeirinha.

 

A ação ‘Prefeito Presente’ se marcou pelo diálogo direto de toda a Administração Municipal com a população e pela promoção da aproximação da comunidade com o poder público e oferecer, por meio de parcerias, serviços que buscavam assegurar o exercício do direito a cidadania e a dignidade do ser humano.

 

“O programa Prefeito Presente pautou muitas ações que fizemos. Inúmeras ações que vamos entregar, ainda são frutos de edições do Prefeito Presente. Muitas obras são decorrentes desse programa. Saíram do contato direto com a população, surgiram da oportunidade de dialogar com as pessoas que o Prefeito Presente nos proporcionava. É pautar a política pela execução do que a população quer que a gente faça”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

 

A retomada pelo bairro Padre Ernesto Sassida se deve ao fato de o local apresentar “uma situação mais difícil, emblemática, com muitas complicações, estrutura e infraestrutura. Com uma junção de parceiros vamos conseguir recuperar e dar condições mais dignas de vida para as pessoas que mora lá”, salientou Ruiter.

 

Os serviços do sábado

 

Serão mais de 40 tipos de serviços oferecidos. Na área de saúde pública, a ação levará para o Espaço Saúde: Imunização – Vacinas; Programa DST/HIV; Saúde do Trabalhador – CEREST; Vigilância Ambiental; CCV – Combate à Dengue; Educação em Saúde; Consulta Pediatra; Consulta Clínico Geral; Coleta Preventivo; área de saúde bucal vai oferecer atividades educativas, orientações em higiene bucal e distribuições de kits de higiene bucal para crianças até 12 anos; Saúde da Mulher e Planejamento Familiar; Bolsa Família; Triagem para consultas médicas; Aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Regulação e Agendamento; Farmácia Básica; Acolhimento Geral e Parceria com o Projeto Onça Pintada – serviço de mamografia e ultrassom.

 

O Município vai disponibilizar Serviços Públicos relacionados à Habitação – Regularização Fundiária; Atendimento a população com iluminação pública, roçada, postura; Obras e Projetos e apresentará um Escritório Itinerante ligado às obras que vão ser executadas com recursos do financiamento do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

 

Durante o ‘Prefeito Presente’ o Espaço Criança vai oferecer Pintura de Rostos; Pista de Trânsito; Oficina Biblioteca Itinerante; Recenseamento de alunos até 17 anos e Pinturas com crianças. Os moradores do bairro Padre Ernesto Sassida ainda serão orientados sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); Benefícios Eventuais e Cadastro para Identidade Jovem. No Espaço Beleza será prestado o serviço de Corte de Cabelo.

 

Também serão oferecidas Oficinas de Colar; Chaveiros; Artesanato em Garrafa; Confecção de puffs com garrafa PET e Confecção de caixa (porta-tudo) com revistas usadas. No Espaço Pantanal, a população vai encontrar Educação Ambiental, com cadastro para plantio de mudas e Entrega de mudas de Citronela. Por fim, o Espaço Esporte e Lazer terá a Funec executando uma manhã de lazer.

 

O programa ‘Prefeito Presente’ marcou as duas primeiras gestões de Ruiter Cunha de Oliveira no comando da Prefeitura de Corumbá (2005-2008 e 2009-2012). Teve sua primeira edição realizada nos dias 06 e 07 de maio de 2005, na escola Tilma Fernandes Veiga, no bairro Cervejaria.

 

Edição de outubro para o servidor

 

Para outubro, o prefeito Ruiter Cunha decidiu que a edição do ‘Prefeito Presente’ será voltada, exclusivamente, para o servidor público municipal. “Ao longo de todo aquele mês vamos conversar com todas as categorias do nosso funcionalismo para ouvirmos as reivindicações e anseios dos nossos servidores”, afirmou o chefe do Executivo Municipal. O diálogo com cada classe funcional da Prefeitura servirá para definição de ações futuras de valorização dos servidores.

 

“Nosso servidor é o principal colaborador na implantação das políticas públicas. Durante todo o mês de outubro, que é o mês destinado ao servidor público, estaremos dialogando com eles em busca da melhor filosofia de valorização do servidor, visando dar maior qualidade ao serviço prestado à nossa população”, completou o prefeito. O dia do servidor público é comemorado em 28 de outubro.