Hasteamento da Bandeira Nacional abre Semana da Pátria em Corumbá

Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, marcou a abertura da Semana da Pátria em Corumbá. Ao ato cívico foi realizado na Praça da Independência e contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas. O vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes (Funec), Marcelo Iunes, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no evento.

 

“Setembro é um mês especial para nossa cidade, que além da Semana da Pátria, comemoramos o aniversário de Corumbá”, destacou Iunes, que ainda agradeceu a parceria do Exército e da Marinha com a Prefeitura e com toda população corumbaense. “Em nome do prefeito Ruiter, desejo que tenhamos uma semana e todo um mês de setembro abençoados”, reforçou.

 

Marcelo Iunes foi o responsável pelo hasteamento da Bandeira Nacional, acompanhado pelo contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, comandante do 6º Distrito Naval, e pelo general de brigada André Luiz Ribeiro Allão, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco. A execução do Hino Nacional foi da Banda de Música do Exército.

 

“Celebrar a Semana da Pátria representa o amor e o pertencimento pelo nosso País. Quando hasteamos nossa bandeira e cantamos nosso hino, nós fortalecemos esses sentimentos”, afirmou o contra-almirante Barros Coutinho, destacando ainda a importância do marechal Antônio Maria Coelho, herói da Guerra do Paraguai, para a história da região e do Brasil.

 

“A Pátria nasce em nossos corações e se relaciona com nosso passado”, reforçou o general Allão, lembrando também do coronel Ricardo Franco e de outros heróis que marcaram a história da cidade.  “Aproveitando a ocasião, deixo uma reflexão para todos nós aqui: Essa é a pátria que nos foi legada. Qual é a que nós vamos deixar para os futuros cidadãos?”, finalizou.

 

O arriamento do Pavilhão Nacional acontece às 18 horas, com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Banda Manoel Florêncio. A Semana da Pátria é organizada pela Prefeitura, em parceria com o Exército Brasileiro, por meio da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco.

 

Cronograma

 

A partir do sábado, o hasteamento da Bandeira Nacional começa às 8 horas. Participarão integrantes da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e alunos e professores da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O arriamento será às 18 horas com servidores da Secretaria de Governo, Fundação de Meio Ambiente e da Fundação de Turismo.

 

No domingo, dia 3, a solenidade terá a participação da Secretaria de Saúde, Secretaria Especial de Fazenda e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar. No arriamento estarão presentes a Agência Municipal de Segurança Pública, Procon, Lions, Rotary, Maçonarias e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

 

Na segunda-feira, a primeira solenidade contará com o acompanhamento da Banda Música Manoel Florêncio, e da comunidade escolar da Escola Municipal Cássio Leite de Barros e do Colégio Objetivo. No arriamento estarão a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Indústria, Comércio e Produção Rural e a Procuradoria do Município.

 

Na terça-feira, com apoio da Banda do Exército, professores e alunos da Escola Municipal Fernando de Barros, Escola Municipal Barão do Rio Branco e da Escola Estadual Dom Bosco farão o hasteamento. Na solenidade de arriamento, também com participação do Exército, estará a Secretaria de Finanças e Controladoria.

 

No dia 6, quarta-feira, é a vez das escolas Tilma Fernandes Veiga, Luiz Feitosa Rodrigues e João Leite de Barros fazerem o hasteamento do Pavilhão Nacional, acompanhados pela Manoel Florêncio. O arriamento fica por conta da Fundação de Esportes e da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

 

O ponto alto da Semana da Pátria acontece no dia 7 de setembro. A solenidade em comemoração à Independência do Brasil começa às 9h30 na Praça da Independência. De lá as autoridades civis e militares seguem para a Avenida General Rondon, onde o desfile cívico-militar acontece às 10 horas.