Evento no Jardim celebra Dia Nacional do Surdo nesta terça-feira

O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, vai ser comemorado amanhã com um evento no Jardim da Independência, a partir das 08 horas. Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação através de seu Núcleo de Programas de Inclusão Escolar e Diversidade, a iniciativa busca valorizar a cultura surda; mostrar o potencial desses alunos e a inclusão.

 

Durante o evento, que integra as comemorações dos 239 anos de fundação de Corumbá, serão realizadas apresentações culturais pelas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). Alunos da Escola Especializada Reino do Amor – da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) – também participarão do evento, que contará com interpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o relato de um jovem surdo acerca de seu cotidiano.

 

Silvana de Araújo Arruda, supervisora do Núcleo de Programas de Inclusão Escolar e Diversidade, disse que o Município oferece cursos de Libras e já formou uma turma na comunidade escolar. Estão em andamento duas turmas uma de curso básico e outra intermediária. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Corumbá conta com 10 alunos surdos – entre educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – e sete intérpretes de Libras.

 

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data lembra a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, a vir ao Brasil lecionar aulas para crianças surdas.