Corumbá vai receber Projeto Rondon em 2018; acordo vai ser assinado hoje

A Prefeitura de Corumbá assina hoje, 12 de setembro, acordo de cooperação com o Ministério da Defesa e Governo do Estado para a realização do Projeto Rondon. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participa da cerimônia, marcada para 14h30 no auditório da Governadoria, em Campo Grande. Além de Corumbá, a ‘Operação Pantanal’ terá ações desenvolvida em Bandeirantes, Bodoquena, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

 

Durante a realização do Projeto Rondon, de 06 a 22 de julho de 2018, os municípios contemplados receberão, por 12 dias, duas instituições com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As equipes trabalharão com oficinas em várias áreas do conhecimento, como cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

 

Participam da iniciativa 21 instituições de ensino superior (IES) de diversos estados do país. Além dos professores, integram os grupos 210 estudantes que no período de férias nas universidades estarão, de forma voluntária, realizando ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das comunidades carentes.

 

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as instituições de ensino superior, tem como objetivo, junto os gestores municipais e lideranças comunitárias, contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

 

O Ministério da Defesa coordena a iniciativa, que tem ainda a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário; da Educação; do Esporte; da Integração Nacional; do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República.

 

As Forças Armadas garantem a logística e a segurança necessárias às Operações, por intermédio das unidades militares, que servem de apoio e base para os estudantes e professores. Com informações do site Notícias MS.