Seminário de qualificação do Ministério do Turismo acontece em Corumbá

Seminário de Promoção e Qualificação do Turismo acontece nesta terça-feira, 29 de agosto, em Corumbá. Promovido pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo apresentar oportunidades existentes, qualificar profissionais locais, identificar necessidades e oferecer retorno sobre ações promocionais realizadas este ano com relação aos festejos juninos. O seminário acontece no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez e é fruto de proposta feita pelo Município junto ao Edital de Chamada Pública MTur/Embratur nº 001/2017. Aos cinco municípios brasileiros que receberam apoio do MTur na promoção de festejos juninos está sendo oferecida essa qualificação.

 

“Corumbá apresentou uma proposta que o Ministério entendeu ser interessante, sendo necessário esse apoio em toda organização e estruturação desse produto turístico, apoiando Corumbá a vendê-lo nacionalmente é até através da Embratur, com o apoio no exterior”, afirmou Neuza Helena Portugal dos Santos, coordenadora de Qualificação Profissional Turística do Ministério do Turismo.

 

De acordo com ela, é preocupação do MTur apoiar esses municípios na organização e promoção desses festejos juninos e ajudá-los na qualificação dos seus produtos. “É necessário compreender a qualificação profissional como estratégia competitiva, capaz de gerar emprego e inclusão social, como também precisamos conhecer o mercado para que possamos ofertar apoio inerente às necessidades dos municípios”, disse Neuza Helena, que também é uma das palestrantes do seminário.

 

Além de participantes que trabalham diretamente com o turismo, no evento há representantes de todos os apoiadores do Município como Senai, Senac, Embrapa, profissionais da própria Fundação de Turismo e demais secretarias municipais. Equipes do Ministério do Turismo, da Fundação de Turismo do Pantanal e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul estão oferecendo a qualificação.

 

“O Arraial do Banho de São João é um produto que estamos colocando na prateleira e para isso é necessário ter essa qualificação que está sendo oferecida com aval do MTur”, disse Maria Marju Azambuja Venturini, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal. “A gente tem percebido que são poucos os turistas que vêm somente para os festejos juninos, eles vêm mais para conhecer o pantanal. O que a gente quer despertar é que o turista venha para o pantanal na época do São João para poder conhecer toda a nossa cultura”, completou Marju.

 

Na oportunidade, será exposto o Cadastur, a fim de sensibilizar os participantes e apresentar meio para motivar a formalização dos prestadores de serviços turísticos. Serão apresentadas oportunidades existentes para qualificação de prestadores de serviços turísticos, em especial nas iniciativas do Bolsa-Formação e Brasil Braços Abertos. Serão identificados os principais gargalos e necessidades do Município relacionadas à promoção e qualificação, bem como ao festejo junino.

 

A participação de Corumbá na Feira das Américas 2017 – ABAV também será discutida. O evento nacional acontecerá em São Paulo, no final de setembro. “Desde que entramos com o projeto desses festejos juninos e o Ministério do Turismo contemplou Corumbá, há várias ações que o MTur está fazendo, inclusive essa qualificação e depois vamos levar nossos produtos de festejos juninos para uma feira de operadoras, que é a ABAV, onde o Ministério vai nos ajudar a divulgar o nosso produto. Vamos qualificar o produto, montar esse produto e depois levá-lo até as operadoras. Estamos agora qualificando o Arraial do Banho de São João, já na ABAV vamos dispor esse produto nas prateleiras de turismo”, finalizou Marju Venturini.