Professores da Reme participam de congresso internacional de literatura

Professores da Rede Municipal de Ensino participam do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil em Presidente Prudente/SP. O evento é promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trata-se de um encontro que fomenta discussão com professores, livreiros, autores e pesquisadores brasileiros e de outros países sobre o ensino da literatura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis e a importância desse tipo de literatura como material de leitura.

 

Os professores Márcia Cristina Capistrano da Rosa, Josy Laura Pereira da Costa, Jonathan Gonçalves dos Santos e Ricardo Modesto de Pinho, das Escolas Municipais Luiz Feitosa Rodrigues e Tilma Fernandes Veiga participam do congresso que acontece desde o dia 02 e será encerrado amanhã, 04 de agosto. Na oportunidade, eles estão divulgando experiências desenvolvidas na Reme de Corumbá e agregando informações sobre literatura infantil e juvenil. Com isso, eles poderão ser multiplicadores de conhecimento através da promoção de cursos de formação técnica aos docentes da Reme.

 

A presença desses profissionais no congresso é resultante da participação deles no curso de extensão “Biblioteca Escolar e Práticas Educativas”, promovido no final do ano passado pela UFMS, através da professora Alcione Maria dos Santos, coordenadora da Licenciatura em Letras/Espanhol do campus Pantanal. Durante esse curso, eles definiram mudanças estratégicas para o funcionamento efetivo das bibliotecas escolares e, por isso, foram agraciados com a participação no evento internacional.

 

Para a supervisora do Núcleo de Ensino Fundamental da Reme, Zenaide Valéria Leite Olarte, “a representatividade do município de Corumbá na esfera nacional e, desta vez, internacional, por vias educacionais, demonstra o resultado do esforço despendido diariamente pelas equipes gestoras das escolas e CEMEIs na criação, manutenção e funcionamento ativo de suas bibliotecas escolares, bem como, do apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação, que tem primado pela garantia do aumento do número dos novos leitores em nossa sociedade. Ler proporciona bem-estar e acrescenta conhecimento, cultura e valores, incluindo o leitor no mundo”.