Prefeitura faz certificação de contemplados com recursos do FIC/Pantanal

A Prefeitura de Corumbá fez a certificação dos seis projetos contemplados com recursos do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal). A cerimônia aconteceu no final da tarde da sexta-feira, 25 de agosto, e foi comandada pelo diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará.

“Mesmo com todas as dificuldades que o Município atravessa e a crise pela qual o país passa, estamos cumprindo com as nossas obrigações”, disse o presidente da Fundação da Cultura. Cambará explicou que com os recursos liberados, tem início a fase de execução.

“Com a liberação do recurso começam os prazos para a execução do projeto e posteriormente para a prestação de contas. É com a execução que os projetos vão ser levados para ao público corumbaense. Esse é o objetivo do FIC/Pantanal, ser um incentivo para que a cultura seja levada ao público”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura.

Este ano, o valor total da premiação foi de R$ 65 mil. Foram três premiados com a quantia de R$ 15 mil cada; dois receberam prêmio de R$ 7.500 cada e um projeto recebeu R$ 5 mil. Os projetos habilitados passaram pelo crivo da Comissão de Análise de Mérito e Seleção durante a avaliação de mérito. A Comissão foi composta paritariamente, seguindo o disposto na Lei nº 2.464/2014 (do Sistema Municipal de Cultura), e contou com seis membros, três vinculados à Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico e três sem vinculação com o governo municipal.

Criado em 2009, pela Lei 2.135/2009, na segunda gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal) deste ano recebeu a inscrição de 18 projetos. A relação dos projetos aprovados do Edital nº 001/2017 Microprojetos FIC/Pantanal foi publicada na edição de 02 de junho do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ).

Os projetos aprovados do Edital nº 001/2017 Microprojetos FIC/Pantanal foram:

ProponenteNome do ProjetoCampo CulturalÁrea EspecíficaPontuação / ColocaçãoFaixa do prêmio
Orlando do Carmo GarciaEducando pela músicaArtes IntegradasBandas de Percussão21 pontos / 1º lugar R$ 15.000,00
Bianca Maria Machado de Oliveira (*)IndependênciaArtes de EspetáculoTeatro19 pontos / 2º lugar R$ 15.000,00
Juarez Geacopello Cavassa Filho (*)Da Rebeldia: o som do coração!Artes IntegradasBandas de Percussão 19 pontos / 2º lugar R$ 15.000,00
Marlene Terezinha MourãoUm altar para as valorosas sandálias de Frei MarianoDo Audiovisual, do Livro, da Leitura e da LiteraturaPublicações e Mídias Impressas22 pontos / 2º lugar R$   7.500,00
Wanessa Pereira RodriguesSeminário Viola-de-CochoPatrimônioPatrimônio Cultural22 pontos / 1º lugar R$   7.500,00
Márcia Raquel RolonVamos bater um papo?Artes IntegradasAtividades com dois ou mais setores envolvidos19 pontos / único concorrente R$   5.000,00

(*) Projetos a serem premiados em razão do Art. 3º do Edital nº 001/2017 Microprojetos FIC/Pantanal, que trata da redistribuição dos valores destinados aos prêmios que por ventura não tiveram projetos aprovados.