No Dia do Soldado, prefeito destaca apoio do Exército às ações do Município

Em solenidade que comemorou o Dia do Soldado, na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a importância do Exército Brasileiro na segurança da fronteira e no apoio às ações sociais promovidas pela Prefeitura.

 

“Aqui, na nossa região, o Exército é a sentinela de nossa fronteira oeste. Também, nos proporciona parcerias em ações sociais, que atingem e beneficiam justamente aquela parcela da população que mais necessita desse apoio”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

 

Ruiter ressaltou o apoio dos militares ao programa Povo das Águas, executado pela Prefeitura. “Estreitamos o relacionamento com a parceria no Povo das Águas. O Exército volta a ser parceiro nosso, vai disponibilizar médicos para esse trabalho importante do Município, que visa atender a população ribeirinha que precisa da união desses esforços”, completou.

 

Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o general de brigada André Luiz Ribeiro Campos Alão, disse durante discurso, que nesse momento, em que o país atravessa crise, o papel do soldado brasileiro “é seguir cumprindo sua missão” para “manter a estabilidade do país” e fazer com que o Brasil saia da crise. “É nosso papel manter a estabilidade, prosseguir atuando dentro da legalidade em todas as operações, seguindo leis, normas e regulamentos”, completou o general.

 

Na ordem do dia, o comandante do Exército Brasileiro general de exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, ressaltou a presença e defesa dos militares nos 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres do país. Também destacou a atuação nas “obras de infraestrutura de estradas, ferrovias, pontes e poços artesianos, de transposição de rios e de construção de aeroportos, contribuindo com o desenvolvimento nacional”; a “coordenação da distribuição de água para mais de quatro milhões de sertanejos no semiárido brasileiro” e a “inovação no campo da ciência e tecnologia nos Projetos Estratégicos, com o desenvolvimento de novos sistemas e equipamentos tecnológicos de emprego dual da engenharia militar, com a geração de empregos e com a participação na pauta de exportação brasileira”.

 

Realizada no quartel do 17° Batalhão de Fronteira, a solenidade do Dia do Soldado condecorou 12 militares com as medalhas “Pacificador”, “Serviço Amazônico”, “Corpo da Tropa” e “Marechal Osório”. A cerimônia foi encerrada por desfile da tropa.

 

A data

 

O Dia do Soldado é uma data comemorativa brasileira cujo dia é 25 de agosto. A data homenageia o dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro que se tornou conhecido como “o pacificador” após pacificar muitas rebeliões contra o Império.

 

Duque de Caxias iniciou sua carreira militar muito cedo. Com cinco anos de idade ele já foi aceito como cadete. Aos 15 anos ingressou na Academia Real Militar, e com o passar dos anos foi demonstrando um excelente trabalho, o que fez com que ele fosse subindo de cargo aos poucos, até atingir o cargo máximo dentro da hierarquia militar: marechal.

 

Por Duque de Caxias ter sido um militar tão importante na história do Brasil, a data do seu aniversário foi escolhida como o dia do soldado, e agora todos os anos o dia 25 de agosto é comemorado no Brasil, como uma forma de homenagear todos os soldados que se arriscam pela pátria.