Inscrições para Pronatec Oferta Voluntária podem ser feitas até a terça-feira

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de inscrição para o Pronatec Oferta Voluntária. Os interessados devem acessar o link http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro e realizar a pré-matrícula até a próxima terça-feira, 22 de agosto.

 

Os inscritos receberão no ato da pré-matrícula, pelo e-mail cadastrado, uma carta de encaminhamento informando o protocolo para inscrição, o período de início e término da oferta do curso, o endereço eletrônico para acesso a plataforma EaD, o prazo máximo para acesso à plataforma e iniciar o curso e outras informações, condição essa necessária para efetivar a matrícula do candidato.

 

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes – para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância.

 

A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

 

Podem se candidatar aos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada preferência aos que atenderem a um dos seguintes requisitos: sejam estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.