Guarda municipal disputa etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike

Há nove anos trabalhando na Guarda Municipal, Edson Santos Dias disputa no próximo domingo, 06 de agosto, a quarta etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike, em Fátima do Sul. Prova de 85 quilômetros aguarda o atleta que tem apoio da Prefeitura de Corumbá através da Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg), que busca incentivar o esporte e motivar outros agentes a praticarem atividades físicas.

 

“Cumprindo orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, a gente procura sempre tratar da melhor forma possível os nossos colaboradores e o guarda municipal é o servidor que protege a nossa vida na rua, colocando em risco a própria vida. No caso desses atletas, há dois motivos principais para a gente incentivá-los. Um deles é pela questão da rigidez física. É muito bom quando o servidor busca se destacar em um esporte, principalmente quando se trabalha com serviço como o da Guarda Municipal, que precisa estar bem fisicamente para realizar abordagens e fazer a defesa do patrimônio público e da nossa vida. O outro motivo para apoiá-los é que eles levam nessas competições o nome da Guarda Municipal e do povo de Corumbá”, afirmou Jorge de Castro, diretor da Ageseg.

 

Edson Santos foi o segundo colocado na categoria sport no 3º Desafio Piraputanga Mountain Bike 2017. A corrida foi realizada no distrito de Piraputanga, em Aquidauana, no último domingo, dia 31 de julho. Naquela competição, participaram 711 pessoas na categoria geral masculina. No ano passado, foi campeão de moutain bike no desafio do Pantanal Extremo. Agora, o atleta se prepara para disputar uma das etapas do campeonato estadual, como também mais cinco desafios que terá até o final do ano.

 

“Eu pedalava desde os 19 anos, mas parei e fiquei oito anos fora do esporte. Faz dois anos que voltei para o mountain bike. Acho o esporte prazeroso, tenho mais contato com a natureza, além de ser muito saudável”, afirmou o atleta. “Como trabalho em turnos, normalmente à noite, fico com parte do dia livre para poder pedalar. Quando sobra um tempo, pego a bike e parto para as trilhas”, explicou o servidor municipal.

 

 

Edson contou que treina no morro do Cristo, na Estrada Parque, nos assentamentos. “Em qualquer lugar que tenha trilha, a gente vai”, disse. A competição no domingo será um desafio para o ciclista. “A prova vai ser em terreno com bastante areia, diferente daqui, mas, como a gente treina bastante pesado, creio que vamos poder cumprir o desafio”, assegurou.

 

Para ele, é fundamental que agentes de segurança pública tenham bom condicionamento físico para atuarem no trabalho e o esporte é uma boa opção para isso. “O esporte ajuda muito porque nosso serviço, além de ser noturno, acontece muitas vezes em eventos e isso exige que a gente tenha um preparo físico bom. O moutain bike e a corrida rústica ajudam bastante. Na Guarda Municipal há outros atletas e tem um grupo que sempre faz atividades. O esporte nos ajuda a desempenhar um bom serviço no trabalho”, afirmou Edson Santos.

 

“Gosto de ser guarda municipal, é um serviço bem prazeroso, é um auxílio que a gente dá à população, traz aquela satisfação de estar promovendo o bem-estar da sociedade”, completou o servidor.

 

Jorge de Castro, diretor da Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg), garantiu que o Município continuará motivando o atleta. “A gente vai incentivá-lo sempre, buscando patrocínio também fora da Prefeitura para que ele possa estar cada vez mais dando alegrias, não só para a Guarda Municipal e para o povo de Corumbá, mas para ele mesmo, melhorando cada vez mais a sua rigidez física”, afirmou Jorge de Castro.