Encerramento do Prêmio MPT nas Escolas acontece 6ª feira na Rede Municipal

O Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), faz na sexta-feira, 11 de agosto, o encerramento do projeto na Escola Municipal Tilma Fernandes, a partir das 09 horas. A iniciativa recebeu inscrições em seis categorias: conto, curta-metragem, esquete teatral, música; pintura e poesia. Os trabalhos abordaram o tema trabalho infantil, podendo destacar um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção. Em Corumbá, 28 escolas participaram do projeto.

 

A coordenadora municipal do Prêmio MPT na Escola, Elisa de Fátima Nascimento Jatobá, destacou que na iniciativa foi trabalhada com o intuito de conscientizar a sociedade da necessidade do combate ao trabalho infantil. “Desenvolvemos o projeto nas nossas unidades escolares, buscando  intensificar o processo de conscientização da sociedade e sensibilizar a comunidade escolar com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente”. Durante as ações, os alunos desenvolveram produções sobre o que apreenderam acerca do tema.

 

O Prêmio

 

O Prêmio MPT – (Ministério Público do Trabalho) na Escola, consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional. Enquadra-se na categoria de concurso cultural, o qual pressupõe ser de caráter exclusivamente cultural e recreativo, sem qualquer categoria de sorteio ou pagamento por parte do participante, bem como sem qualquer vinculação à aquisição ou uso de bem, direito ou serviço, de acordo com os artigos 3º, inciso II, da Lei nº. 5.768/71, e 30 do Decreto nº. 70.951/72.