Em inauguração de agência, Ruiter destaca investimento em potencial da região

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou da inauguração das novas instalações da agência do Sicredi em Corumbá, ocorrida na noite da segunda-feira, 31 de julho. Em seu discurso, o chefe do Executivo Municipal destacou que a instituição investiu numa nova sede porque acredita no potencial da região e vê perspectivas de desenvolvimento da cidade. O vice-prefeito, Marcelo Iunes, também participou da solenidade.

 

“Esse novo empreendimento mostra ousadia, criatividade, persistência e acima de tudo, indica que acredita na região. Quando o sistema do setor bancário também investe na região é porque entende que há perspectivas de crescimento e desenvolvimento. O que todos desejamos e lutamos para que aconteça”, afirmou o prefeito.

 

Ruiter ainda declarou apoio ao pleito da Organização das Cooperativas que busca alteração na lei – que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – para que essas instituições possam receber créditos bancários dos entes públicos.

 

“Estamos à disposição e juntos nessa luta, porque fortalece a cidade, o estado e o país e assim ganha a população”, declarou o prefeito ao destacar o envio de um documento à bancada federal sul-mato-grossense [por parte da Organização das Cooperativas].

 

Presidente do Sicredi União MS, Celso Ramos Regis, explicou que a mudança na legislação, que encontrou apoio do prefeito Ruiter Cunha, é necessária porque 750 municípios no Brasil, sendo 5 de Mato Grosso do Sul, têm apenas uma organização cooperativa – como o Sicredi – como instituição financeira.  

 

“A lei complementar 130, que disciplina o artigo 192 da Constituição Federal, que trata das instituições financeiras brasileiras, ao autorizar as cooperativas de crédito do Brasil a operarem no mercado, excluiu a possibilidade de os entes públicos abrirem contas. Temos 750 municípios no Brasil, e do Sicredi são 250, sendo cinco em Mato Grosso do Sul que só tem o Sicredi. É injusto, porque não dá a possibilidade do ente público de abrir ou não a conta”.

 

O documento que será encaminhado à bancada federal sul-mato-grossense foi assinado pelos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira e Carlos Ruso, de Ladário.

 

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados União MS (Sicredi União MS) foi fundada por 45 servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no dia 26 de agosto de 1988. A nova sede da instituição fica no cruzamento das ruas Frei Mariano e América, área central da cidade.