Secretaria de Saúde de Corumbá participa de Congresso Conasems em Brasília

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Santos Leite, participa do XXXIII Congresso Conasems (Conselho Nacional das Secretarias de Saúde), que acontece de 12 a 15 de julho em Brasília. O Conasem tem a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. Desde 1988 promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.

 

O encontro traz para o centro das discussões uma das mudanças mais importantes dos últimos anos, pleito antigo de gestores estaduais e municipais de saúde, que é a unificação dos blocos de financiamento do SUS. A programação do Congresso Conasems conta com uma série de atividades extras. Dentre elas, lançamentos de publicações, palestras no estande do Ministério da Saúde e da Opas, oficinas com núcleos de apoiadores e divulgação de pesquisas.

 

A oficina dos apoiadores durante o Congresso será o segundo encontro presencial. Os apoiadores estão em contato online com os consultores regionais, coordenadores e secretários municipais de saúde através da Plataforma de comunicação e informação que também faz parte da estratégia ampla da rede colaborativa Conasems-Cosems para fortalecimento da gestão municipal do SUS. Além dessa atividade, acontecerá uma oficina com o núcleo de apoiadores do Ministério da Saúde e um encontro de confraternização entre eles e os apoiadores regionais dos COSEMS.

 

As palestras no estande do Ministério da Saúde abordam:  Organização e Qualificação da Rede de Saúde Bucal nos Municípios, Requalifica UBS e Emendas Parlamentares para a Atenção Básica  eSUS AB: O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) como Ferramenta de Gestão da Clínica, Política Nacional de Saúde das Mulheres, entre outros. Com informações do Conasems.