Povo das Águas acontece hoje nos Portos São Francisco, Chané e Bonfim

O Programa Social Povo das Águas, promovido pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Corumbá, entra no terceiro dia de atendimentos na região norte do pantanal. Nesta quarta-feira, 12 de julho, das 08h às 17 horas, receberão atendimento os moradores da região de São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro e Chané. Os serviços serão prestados nos portos São Francisco, Chané e Bonfim.

 

Dona Guilhermina Gomes dos Santos, de 67 anos, mora há quase 50 anos na região ribeirinha do Taquari, que recebeu a primeira ação do Povo das Águas deste ano. Na última semana de junho, quando a equipe esteve naquela localidade, ela contou que gosta muito do programa por levar principalmente atendimento médico. “Gosto muito do Povo das Águas porque quando a gente adoece, fica difícil. Quando a gente escuta no rádio que vai ter o programa aqui, já fica esperando, principalmente por causa do médico, que preciso muito”, contou dona Guilhermina, que vive na região do Cedro.

 

Além da assistência médica, a moradora relatou ainda sobre outras situações que a deixa feliz com a presença do Programa Social. “Traz alegria e carinho para a gente. Traz alimentos também, é muito bom mesmo. O Povo das Águas está no meu coração. Gostei das palestras para as crianças, orienta muito. Pelo que acontece hoje em dia, uma orientação é sempre muito boa, é um alerta para as nossas crianças. O Povo das Águas nos ajuda muito”, afirmou.

 

Além de ser beneficiado em julho, o norte do pantanal, que compreende a parte alta do Rio Paraguai e do Rio São Lourenço, vai receber o programa em outubro. O pantanal médio, correspondente à região do Taquari, recebeu a primeira edição do programa no final de junho e vai receber outra em setembro. A região sul do pantanal, em Forte Coimbra, deve receber a visita da equipe multidisciplinar em agosto e novembro.

 

Amanhã, 13 de julho, o Povo das Águas vai atender os moradores da região do Amolar e da Barra de São Lourenço, das 08h às 13 horas, na Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões.Na sexta-feira, 14 de julho, a região do Rio São Lourenço será atendida das 08h às 15 horas, no Porto Mangueiral e no Porto Novo Horizonte. No sábado, é a vez das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura vão receber a visita da equipe no período matutino.

 

O “Povo das Águas” tem o objetivo de subsidiar políticas públicas sociais para as comunidades situadas nas áreas ribeirinhas com participação das secretarias que compõem a Prefeitura Municipal de Corumbá. O intuito é realizar nove ações ao ano para que possa ser gerada continuidade ao atendimento às famílias dessas regiões com atividades que promovam saúde, assistência, educação, transporte, lazer, comunicação e economia que permitam mudanças na qualidade de vida dessa população. No entanto, para este ano, estão previstas seis ações.