População pode doar cobertores e agasalhos para pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) está intensificando suas atividades no período mais frio do ano. O órgão lança agora a campanha “Aqueça alguém nesse inverno”, para arrecadação de agasalhos e cobertores. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência Social, no próprio Centro Pop e em outros locais de fácil acesso que estejam disponibilizando caixa de cor laranja, específica da campanha. A entrega dos cobertores e agasalhos, que já está acontecendo, é direcionada a pessoas em situação de rua e àquelas que estão nos presídios, em regime fechado.

 

O Centro Pop, vinculado à Assistência Social do Município, tem rotina de abordagens noturnas de três a quatro vezes por semana. No entanto, com a chegada da estação mais fria do ano, as atividades foram intensificadas. Todas as noites e de forma diurna, a equipe do órgão realiza abordagens em pontos já mapeados, onde geralmente há aglomeração de pessoas em situação de rua. Porém, a equipe do Centro Pop precisa da ajuda da população para identificar novos locais onde existam pessoas morando nas ruas. O secretário da Assistência Social do Município, Haroldo Cavassa, está incentivando as pessoas a realizarem denúncias através do telefone do Centro Pop (3907-5472).

 

“A gente quer que a população nos ajude denunciando e se manifestando para que a gente possa identificar essas pessoas e atendê-las, principalmente nesse período de frio por qual passa Corumbá. Têm algumas pessoas em situação de rua que ficam espalhadas e nesse frio é perigoso, precisamos abordá-las e oferecer local para que possam dormir. Estamos intensificando essas abordagens todas as noites. Se a população souber de algum caso, deve nos informar. Se houver também pessoas em vulnerabilidade social precisando de cobertores e agasalhos, os moradores também podem entrar em contato conosco. Estamos trabalhando em regime de plantão”, frisou Haroldo Cavassa, secretário de Assistência Social.

 

Joneize Costa, gerente de Proteção Social Especial do Município, afirmou que a maioria das pessoas que está em situação de rua passa por problemas familiares, vícios em álcool e drogas, e algumas possuem transtornos mentais. “É uma população extremamente resistente em termos de abordagem e cuidado. A equipe do Centro Pop conta com assistente social, psicólogo, técnico em artes, educador social e pedagogo e tem o objetivo de conhecer, acompanhar e cuidar para que essas pessoas possam ser reinseridas no seu núcleo familiar”, explicou Joneize Costa.

 

De acordo com ela, os serviços prestados pelo Centro Pop e as abordagens realizadas pela equipe de servidores do Município são feitos de maneira humanizada. “Sempre fazemos o trabalho com autorização das pessoas, nunca de forma obrigatória, sempre com bastante humanização. O trabalho nesse inverno será intensificado justamente por causa do frio, tendo o cuidado com quem está na rua e sem cobertor. A gente vai passar nos pontos que a gente já conhece para levar sopa, conversar e conhecer se tiver algum novo morador”, explicou Joneize.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social reiterou que pessoas que souberem onde estão vivendo moradores em situação de rua entrem em contato com o Centro Pop pelo 3907-5472. O órgão está de portas abertas para receber outros tipos de doações, incluindo alimentos, peças de roupas variadas e até atividades voluntárias para os assistidos, como minicursos que podem servir para melhorar a autoestima e a renda dessas pessoas.

 

Serviço: O Centro Pop fica localizado na rua Cuiabá, 1.252, Centro de Corumbá, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro. O horário de atendimento ao público é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A sede da Secretaria Municipal de Assistência Social fica na rua Dom Aquino, 884, entre as ruas Antônio Maria e Frei Mariano.