Município estima realizar 1.600 atendimentos ao longo da ação Saúde em Dia

O Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató” abre neste sábado, 08 de julho, as ações do ‘Saúde em Dia’. Com intuito de reduzir demanda reprimida por exames e consultas médicas especializadas, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar consultas com clínico-geral e pediatra; aferição de pressão arterial e glicemia capilar; orientar sobre gravidez na adolescência, planejamento familiar e prevenção de doenças.

 

Serão feitas ultrassonografias de abdômen total, rins e vias urinárias, próstata, mamas, bolsa escrotal, ultrassom pélvico e transvaginal. Esses exames serão feitos no Centro de Saúde da Mulher. O Eco Doppler MMII unilateral será realizado na Santa Casa de Corumbá, enquanto consultas cardiológicas, oftalmológicas serão realizadas no Centro de Atendimento de Especialidade em Saúde.

 

Haverá ainda distribuição de preservativos, vacinação e entrega de remédios básicos. Pesagem de beneficiários do Bolsa Família, palestra educativa sobre o meio ambiente e orientação sobre acidentes no trânsito serão também realizadas.

 

Ao meio-dia, serão finalizados os atendimentos médicos e odontológicos, já os agendamentos podem ser feitos até às 16h30. Com o projeto, estima-se que mensalmente sejam realizados 800 atendimentos a mais da quantidade feita normalmente pelo Município, no total de 1.600 no período de dois meses de ação.

 

A remarcação dos exames vai ocorrer em três sábados seguidos, iniciando no dia 08 de julho, quando serão contemplados bairros Universitário, Previsul – Camalote, Centro América, Cravo Vermelho I e II, Cristo Redentor, Popular Velha, Maria Leite e conjunto Padre Ernesto Sassida.

 

No dia 15 de julho, a remarcação de exames será feita na Academia de Saúde Arthur Marinho e vai contemplar os bairros Dom Bosco, Cervejaria, Arthur Marinho, Generoso, Centro, Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima e Borrowski – Centro.

 

No dia 22 de julho, a ação será na praça CEU e vai contemplar com remarcação de exames moradores do Loteamento Pantanal –  Guanã, Guatós – Guaicurus, João de Deus – Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova – Nossa Senhora de Fátima, Nova Corumbá – Guanabara – Primavera. Essas remarcações serão feitas por profissionais dos setores administrativos e recepcionistas dos serviços especializados para os pacientes que já possuem o pedido de exame e tratamento odontológico.

 

As atividades do ‘Saúde em Dia’ serão executadas em três etapas, sendo a primeira correspondente à remarcação e agendamento antecipando as demandas dos pacientes já agendados com tempo de espera médio de até cinco meses. A segunda etapa será a execução das demandas em horários diferenciados aos agendamentos de rotina dos serviços especializados. A terceira fase contará com atendimentos dos médicos para avaliação do resultado dos exames e encaminhamento para novo fluxo de atendimento, de acordo com a necessidade do paciente.