Encontro entre Educação e Promotoria debate Programa de Ações Educativas

Encontro sobre o Programa de Ações Educativas (PAE) aconteceu na sexta-feira, 21 de julho, na sede do Sindicato Rural, com participação da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, representada pela secretária Maria Eulina Rocha dos Santos, e da 7ª Promotoria de Justiça de Corumbá, por meio da promotora Ludmila de Paula Castro Silva. Sara Regina dos Santos Almeida, secretária de Educação de Ladário, também participou do encontro, bem como gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino dos dois municípios.

 

O PAE tem como missão resgatar papéis de gestores, educadores, educandos e pais (ou responsáveis) ligados ao cotidiano escolar, buscando soluções conciliatórias entre alunos, genitores e instituições escolares. Tem como objetivo garantir o direito à educação mediante o resgate da autoridade do professor, a atribuição de responsabilidades a todos os atores da comunidade escolar e a resolução de conflitos de forma consensual.

 

Em Corumbá e Ladário, foram criados núcleos de trabalhos específicos para auxiliar na mediação de ações envolvendo indisciplina de alunos em ambiente escolar. Foram apresentadas ações realizadas pelos dois municípios em relação à implantação e aplicabilidade do programa, as legislações de criação e suas formas de trabalho.

 

Segundo a professora Maria Eulina Rocha dos Santos, Secretária de Educação de Corumbá, o programa é uma iniciativa que atende aos anseios dos pais e educadores, e será garantido com a efetiva participação dos gestores, coordenadores, educadores e comunidade escolar.