Amolar e Barra do São Lourenço recebem equipe do Povo das Águas

Região do Amolar e Barra do São Lourenço recebe atendimento do Programa Social Povo das Águas na manhã desta quinta-feira, 13 de julho. Os serviços realizados pelos servidores da Prefeitura Municipal de Corumbá ocorrem hoje das 08h às 13 horas, na Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões. A segunda ação do programa este ano será encerrada no sábado, 15 de julho.

 

Durante essa semana, a equipe multidisciplinar está realizando atividades médicas, odontológicas e de enfermagem, além de vacinação. Entrega de medicamentos, coleta de material para exame preventivo, palestras e orientações sobre educação em saúde e preenchimento da Planilha do SisVan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) também estão sendo feitas. Cães e gatos da região estão sendo imunizados contra raiva. Famílias são cadastradas por meio do CRAS itinerante no Programa de Atenção Integral à Família e está sendo feito levantamento de necessidades desses moradores. Palestras também estão sendo promovidas. Alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estão sendo distribuídos, além de agasalhos.

 

Na primeira edição do programa, Rosângela da Silva Soares, moradora de um sítio na região do Limãozinho, no Taquari, foi uma das beneficiadas com os atendimentos. “Estava com saudades do Povo das Águas. Gosto de tudo. Atendimento para cá é difícil, não tem médico aqui e não tenho condução. Para ir para Corumbá preciso pegar uma lancha e se tiver que pagar, sair por duzentos reais. A ida e volta dá quatrocentos reais. Quando vem o atendimento para cá com o Povo das Águas ajuda bastante. Gostei das palestras, não dão orientação e alertas”, disse a moradora.

 

A ação desta semana ocorre no pantanal norte, na parte alta do Rio Paraguai e Rio São Lourenço. Os servidores públicos já passaram pelas regiões Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro e Chané. Amanhã, estarão no Porto Mangueiral e no Porto Novo Horizonte, região do Rio São Lourenço. No sábado, vão estar nas regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura.