Vigilância Epidemiológica informa horário das salas de vacina

A Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica informa que as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde funcionam em horários diferentes das UBS. Os postos de saúde normalmente realizam atendimento das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas. No entanto, tendo em vista todos os procedimentos desenvolvidos para promover máxima segurança, reduzindo riscos de contaminação para os vacinados e para a equipe de vacinação, o tempo de 30 minutos é necessário para preparo e conclusão do serviço. Com isso, a vacinação é feita no horário das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

 

As equipes de vacinação não fazem apenas a aplicação das doses, explica Lielza Molina, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município. Os profissionais verificam se a sala está limpa e em ordem, verifica e registra diariamente a temperatura dos equipamentos de refrigeração, verifica ou liga o sistema de ar-condicionado, higieniza bem as mãos e organiza caixa térmica de uso diário.

 

Além disso, esses servidores ainda separam os cartões de controle dos indivíduos com vacinação aprazada para o dia de trabalho, ou consultam o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para verificar os aprazamentos. Eles retiram do equipamento de refrigeração as vacinas e separam os diluentes correspondentes na quantidade necessária ao consumo na jornada de trabalho, considerando os agendamentos previstos para o dia e a demanda espontânea.

 

Os profissionais ainda organizam vacinas e diluentes na caixa térmica, já com a temperatura recomendada, colocando-os em recipientes; atentam para o prazo de utilização após a abertura do frasco para as apresentações em multidose; e, por fim, organizam sobre a mesa de trabalho os impressos e os materiais de escritório.

 

Sendo assim, para garantir a eficiência da imunização e qualidade de assistência aos munícipes corumbaense, o horário de atendimento ao público nas unidades de saúde para a vacinação é diferenciado e funciona de segunda a sexta-feira. No pronto-atendimento noturno, as vacinas são oferecidas das 18h30 às 21h30.