São João: descida dos andores de festeiros acontece esta noite no Porto Geral

A descida dos andores dos festeiros, que acontece nesta sexta-feira, 23 de junho, é o ponto alto do Arraial do Banho de São João. A noite de hoje traz a mais peculiar manifestação de todas as tradições juninas do Brasil: o ritual de batismo da imagem do santo nas águas do rio Paraguai.

 

São mais de 100 andores de festeiros esperados na descida da ladeira Cunha e Cruz, até a Prainha do Porto Geral, na noite de hoje. Pelo menos 86 deles já receberam o certificado de Agentes Municipais de Cultura.

 

A noite desta sexta ainda com  a concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), elevação do mastro de São João no Porto Geral, roda de Cururu e Siriri, shows musicais e show pirotécnico.

 

Festa de São João em Corumbá

 

Conhecida como “Banho de São João”, a festa remonta às origens de Corumbá e tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul pela sua singularidade. Na noite de São João a população e turistas ocupam as ruas do Porto Geral. A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do rio Paraguai.

 

Uma queima de fogos ilumina os céus de Corumbá anunciado a chegada do dia do santo que, segundo a Bíblia, teria batizado Jesus. A parte religiosa, entre outros rituais, tem novenário em família e mastro da bandeira. Os mais de 100 “festeiros” de Corumbá capricham na decoração dos andores e altares domésticos. Seguindo a tradição, as mulheres cuidam dos quitutes juninos e os homens preparam a fogueira. A grande procissão de São João é precedida de pequenas procissões em torno das casas e em volta da fogueira.

 

Programação

23/06 – SEXTA-FEIRA

Local: Porto Geral

18h00 – Praça de Alimentação;

18h00 – Altares de todos os santos;

19h00 – Pau de Sebo

20h00 – Show Regional – Dudu Lino;

21h30 – Show Regional – Guilherme e Falcão;

23h30 – Levantamento do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri;

00h00 – Show Pirotécnico;

00h10 – Show Regional – Evandro Campos.

 

BANHO DE SÃO JOÃO 2017

 

Descida dos Andores

Local: Ladeira Cunha e Cruz

Concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João

Local: ILA – Casa de Cultura Luiz de Albuquerque

Hora: 20h00

 Elevação do Mastro de São João

Local: Orla do Porto Geral-

Hora: 23h30

 Roda de Cururu e Siriri

Local: Orla do Porto Geral

Hora: 23h30