Com Programa Saúde em Dia, Município quer reduzir fila de espera para exames

A execução do programa Saúde em Dia pela Prefeitura de Corumbá foi discutida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite. A ação, que vai acontecer ao longo de todo o mês de julho, busca reduzir a demanda reprimida existente no atendimento à realização de consultas e exames de especialidades médicas como ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, cardiologia e oftalmologia e outros.

 

“Esse programa, a partir do lançamento, vai ficar o mês inteiro em curso, julho todo. Vamos a todas as regiões do nosso município, não vai ser em um lugar só. Vamos dividir a cidade em quatro microrregiões e ficar uma semana em cada região. Vamos fazer essa caminhada com a saúde indo ao encontro dessas pessoas. Vão ser priorizadas as pessoas que já estão na fila de espera”, explicou Ruiter ao esclarecer a dinâmica do serviço e o objetivo de reduzir a fila de espera dos pacientes por exames e consultas. “São demandas que ainda precisam ser resolvidas”, completou.

 

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a situação da fila de espera para esses exames foi apresentada a ele durante as eleições do ano passado. “Apuramos essa questão na própria caminhada eleitoral, recebíamos muito a reclamação da população de que na área da Saúde tinha vários exames que demoravam em ficar prontos e muitos, quando ficavam, quase que não tinham utilidade alguma. Essa situação foi apresentada para a nossa Secretaria de Saúde e solicitamos prioridade na solução. Já começamos a resolver, mas tem outras situações que precisam diminuir a fila de espera, para dar maior qualidade de vida à população, para que possamos colocar, de fato, a saúde em dia”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha.

 

“Exames como raios-X, hemograma, parte laboratorial foram colocados em dia. Há outras situações, que são mais complexas, que a partir de agora, serão também agilizadas. Esse é nosso comprometimento, melhorar cada vez mais a saúde, sem esquecermos a preocupação com o nosso hospital, em fazer atendimento ampliado, estamos discutindo isso”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

 

Maior resolutividade

 

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, destacou que com o programa Saúde em Dia o objetivo é dar maior resolutividade dos serviços para quem aguarda na fila de espera para atendimento. “O Saúde em Dia é um programa de beneficiamento da população em realizar exames e consultas pendentes, há alguns meses, na saúde pública, para que tenhamos resolutividade maior na saúde do munícipe. Vamos fazer com que a população tenha atendimento em consultas em áreas especializadas, como cardiologia, oftalmologia e também seu exame feito para que tenha logo o resultado, seu diagnóstico e tratamento. Assim como nos exames de raios-X, faremos a busca ativa da população com a demanda dos exames reprimidos, antecipando a realização dos exames para que tenhamos a terapêutica mais rápida, vamos colocar em dia o andamento de consultas e exames em várias das especialidades quem estão em defasagem no município. Para que tenhamos consultas e exames subsequentes à data de quando foi pedido”.

 

Rogério Leite reforçou que “vai ser priorizado quem está na fila para exames” para “nessas especialidades diminuirmos a fila de espera. Deixar que fique no máximo para o mês subsequente e a gente consiga resolver o problema de marcação de exames e consultas”, finalizou.