Professores da Região das Águas participam de capacitação do Programa Agrinho

Começou nesta quinta-feira, 4 de maio, a capacitação dos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) pelo programa Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar, que este ano atenderá 15 mil alunos na região.

 

O Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental da rede pública, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

 

O foco do programa é desenvolver os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde, orientação sexual e temas locais (sustentabilidade, valores e conexão campo cidade).

 

A capacitação teve início com os profissionais da Região das Águas. Trinta e dois profissionais estão participando da atividade, realizada na sede do Sindicato Rural de Corumbá. No próximo dia 26, a atividade vai atender mais 130 professores da Reme e 20 da Rede Estadual. Outros 550 educadores da Prefeitura serão capacitados em junho.

 

Agrinho

 

Por entendimento do Sindicato Rural de Corumbá junto à Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e concretizado graças à participação efetiva da atual gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o município passou a integrar o Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar, que este ano atenderá 184 mil alunos do ensino fundamental em Mato Grosso do Sul.

 

A inclusão de Corumbá entre os 58 municípios que participarão da edição 2017 do programa foi confirmada pelo presidente do Sindicato Rural, Luciano Aguilar Leite, que hoje também ocupa a subsecretária municipal de Produção Rural. O tema deste ano, “Cultivando saúde, colhendo qualidade de vida”.

 

O Programa Agrinho vai atender 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. A ampliação foi uma parceria das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Produção Rural e Educação, Sindicato Rural de Corumbá e Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

 

Premiação

 

Os melhores projetos implementados por meio do programa concorrerão na Premiação do Agrinho 2017. Em cada grupo será premiado os três melhores trabalhos encaminhados nas categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. A cerimônia será realizada no dia 06 de novembro de 2017 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.