Práticas sustentáveis é tema da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e parceiros, realizará vários eventos alusivos à Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Incorporando práticas sustentáveis”, as atividades serão feitas de 5 a 10 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal é chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas ambientais e a importância de sua preservação e conservação.

 

De acordo com Ana Cláudia Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, o acentuado crescimento dos problemas ambientais, como o descarte inadequado de lixo, consumo exagerado dos recursos naturais, desmatamento, desperdício de água e esgotamento do solo, foi o que levou a equipe da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal à escolha do tema. “Acreditamos que somente com o uso racional de nossos recursos naturais poderemos vislumbrar um planeta melhor”, afirmou Ana Cláudia.

 

Segundo ela, a programação para a Semana está bem dinâmica e voltada para a comunidade escolar e população em geral. Serão oferecidos minicurso de Licenciamento Ambiental; oficinas de degustações de alimentos, de artesanato com argila e de reutilização de pneus e de compostagem; mesa- redonda com tema: “Considerações sobre avaliação de ruídos em áreas habitadas”; além de plantio de arbóreas em vias públicas.

 

Haverá também visitação ao Laboratório de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul – Campus Pantanal – UFMS/CPAN; exposição interativa e atividades de educação ambiental e trilha de bicicleta no Parque Natural Municipal de Piraputangas.

 

A abertura da Semana do Meio Ambiente será na noite do dia 05 de junho, a partir das 17h30, no Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer “Nação Guató”, situado na rua Geraldino Martins de Barros esquina com a Pedro de Medeiros. Haverá várias atrações culturais, shows, brincadeiras, stands dos parceiros, praça de alimentação, premiação da Gincana Ambiental “Por Um Planeta Melhor”; stand com inscrição para os minicursos, trilhas, visitações e oficinas e, fechando o evento, muito samba com a melhor “roda de samba” da cidade. 

 

A Prefeitura de Corumbá conta com os seguintes parceiros para esta Semana: IMASUL, IBAMA, Instituto Homem Pantaneiro, Vale Complexo Corumbá, Embrapa Pantanal, Amor-Peixe, UFMS/CPAN, Geopark Bodoquena Pantanal, Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul, Polícia Militar Ambiental, 17º BFRON – Batalhão de Fronteira, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, GAPA, IPHAN, Sindicato Rural de Corumbá, SANESUL.

 

São patrocinadores a UNIPAV Engenharia LTDA, empresa Miguéis Turismo, Dolce Café, Eco Guias Soluções Ambientais, Posto Paulista Pneus Ltda, Caimasul – Caimans Do Sul Do Pantanal.

 

Confira programação do primeiro dia:

 

05 de junho

 

Visitação aos Laboratórios de Ensino do Curso de Ciências Biológicas da

UFMS/CPAN

Horário: Das 08 horas às 11 horas

Local: UFMS/CPAN

Público-alvo: Público em geral

 

Visitação à Exposição Interativa e Atividades de Educação Ambiental

Horário: 09h às 11h e das 14h às 17h

Local: Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza

Público-alvo: escolas municipais, estaduais, particulares e público em geral

 

Curso de Formação e Seleção da Brigada de Incêndio do IBAMA –PREVFOGO

Horário: das 08h às 17 horas

Local: Auditório da Prefeitura Municipal

Público-alvo: Pessoas selecionadas pelo IBAMA

 

Abertura oficial do evento

Horário: 17h30

Local: Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer “Nação Guató”