Planejamento da Prefeitura garantiu sucesso da Final do Estadual em Corumbá

A bem sucedida realização da partida final do Campeonato Estadual da Série A de Futebol em Corumbá no domingo, 07 de maio, está diretamente ligada ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal para garantir segurança e organização ao evento que levou 5 mil pessoas ao estádio Arthur Marinho e movimentou os quatro cantos da cidade.

 

Por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira o entorno do estádio teve o trânsito controlado pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat). As principais vias de acesso ao Arthur Marinho foram interditadas ao meio-dia do domingo. A medida garantiu o deslocamento tranquilo dos torcedores.

 

A Agetrat manteve 16 agentes de trânsito coordenando o fluxo de pedestres e veículos. Para a área de entorno da praça esportiva e interna do estádio 155 agentes – entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Batalhão de Choque – atuaram na segurança. O show musical, que aconteceu no mesmo dia e local, contou com estratégia diferenciada de segurança.

 

Como o estádio Arthur Marinho teve lotação máxima – 5 mil pessoas –, a Prefeitura de Corumbá – principal parceira do clube na campanha que levou ao título estadual deste ano – montou um telão de LED com altura de três metros por quatro metros de largura ao lado da academia de saúde ao ar livre, na praça, para que os torcedores acompanhassem a partida.

 

Momentos antes do início da partida, a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) vistoriou o estádio para conferência das normas técnicas. “Era uma preocupação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira deixar o nosso estádio em ótimas condições”, explicou o vice-prefeito e diretor-presidente da Funec, Marcelo Iunes, informando que adequar o Arthur Marinho era uma das metas da atual gestão municipal.

 

O planejamento do Executivo Municipal anteviu que a cidade se tornaria o centro das atenções do Estado por conta da final do Estadual de Futebol. Além das transmissões por rádios de Campo Grande – três estiveram presentes na decisão – a transmissão pela televisão, em nível estadual, exaltou positivamente o nome da cidade para todo o Mato Grosso do Sul.

 

Movimentação política e econômica na cidade

 

A decisão do campeonato sul-mato-grossense fez de Corumbá um polo de entretenimento. Pessoas de outras cidades vieram prestigiar o time e promoveram movimentação da economia organizada, comércio, setor de serviços e inclusive gerou renda para comerciantes ambulantes. Na análise do Executivo Municipal, a final fortaleceu o mercado de eventos da cidade.

 

A organização para garantir estrutura e segurança para quem viesse a Corumbá acompanhar o jogo, atraiu principais lideranças políticas à cidade.  O governador Reinaldo Azambuja assistiu a final entre Corumbaense e Novo. Ao lado do prefeito Ruiter Cunha, Azambuja acompanhou a partida na arquibancada. “O Corumbaense está de parabéns, fez uma bela festa e mereceu o título”’, disse o governador. “É um orgulho para a cidade, um orgulho para todos vocês corumbaenses e para nós também uma alegria muito grande poder participar e ajudar o Campeonato Estadual, vamos continuar investindo”, afirmou. Também assistiram à partida em Corumbá, o secretário de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e os deputados estaduais Herculano Borges e Beto Pereira.

 

“O apoio da Prefeitura foi importante, acreditamos nisso e investimos no esporte. O título coroou a melhor equipe e a cidade que mais merecia ser campeã. Ano que vem tem mais”, disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira ao destacar o planejamento e trabalho do Executivo Municipal para que a cidade sediasse um bem sucedido final do Campeonato Estadual de Futebol da Série A.

 

O chefe do Executivo Municipal lembrou também que o fato de o planejamento para o campeonato estadual ter começado ainda em novembro de 2016 contribuiu muito para este momento que “reacendeu a paixão do torcedor, ajudou a economia local com a movimentação proporcionada pelos jogos, que contempla vários setores, da alimentação a vestuário”. Ruiter enfatizou que a classificação do Corumbaense para o Campeonato Brasileiro – Série D e a Copa do Brasil 2018, dois campeonatos nacionais, ainda resultará em apoios e patrocínios de agentes investidores externos à cidade, fortalecendo ainda mais o esporte local.

 

Adequações no estádio

 

Ruiter já anunciou que, em breve, o estádio Arthur Marinho deverá passar por readequações para sediar competições. “Pedi um projeto de revitalização do estádio à Secretaria de Infraestrutura, para ampliar a capacidade do espaço”, disse. Além da ampliação do espaço, a preocupação do prefeito com o conforto dos torcedores também faz parte do projeto. “A arquibancada descoberta deverá receber cobertura e acentos, e a área da imprensa deverá ficar em um local com visão privilegiada, para oferecer condições de trabalho para quem faz a cobertura de eventos”, ressaltou.

 

Nos próximos 30 dias o projeto deverá ser concluído e então inicia a etapa de captação de recursos e parceiros para concretizar a obra. “Temos pressa, pois o intuito é estar tudo pronto para os campeonatos nacionais de 2018, que o Corumbaense vai disputar. “O estádio Arthur Marinho já atende as exigências da Série D, queremos um projeto mais ousado para outras etapas do campeonato nacional”, destacou. O Município aponta a parceria com o Governo do Estado como propulsora das próximas ações: “vamos contar com o apoio do Governo do Estado, pois a partir de agora o Corumbaense carrega a bandeira não só de Corumbá, ele vai representar o Mato Grosso do Sul”.

 

A participação do Corumbaense em competições nacionais projeta a cidade positivamente no Brasil inteiro; traz resultados positivos para a economia do município além de divulgar a mensagem do turismo, do Pantanal.