Parceria entre Prefeitura e Governo Estadual viabilizou reabertura de Base Comunitária

A reabertura da Base Comunitária do bairro Nova Corumbá, realizada nesta segunda-feira, 22 de maio, só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Fortalecido desde o início do ano, esse trabalho integrado entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o governador Reinaldo Azambuja tem rendido bons resultados para a Segurança Pública da região.

 

“É com bastante alegria que hoje nós entregamos a nossa base comunitária, um sonho reclamado pela sociedade de parte alta. Esse sonho não se concretizaria se não houvesse parceria. Parceria que temos experimentado desde o Carnaval, quando tivemos um incremento jamais visto em Corumbá. Isso possibilitou o Carnaval mais seguro que Corumbá já teve”, lembrou o comandante do 6º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel César Freitas Duarte.  

 

“Também tivemos a pouco a final do Campeonato Estadual de Futebol, também um evento tranquilo, com grande público e grande policiamento, graças à parceria do prefeito Ruiter com nosso governador, Reinaldo Azambuja, que possibilitou um maior efetivo para Corumbá”, complementou o comandante do 6º BPM, que ainda elogiou a atuação da Coordenadora Municipal de Segurança Pública, pasta criada neste ano na Administração municipal.

 

“Nessa linha, tenho que destacar a pessoa do comandante (Jorge José) de Castro, que é o grande artífice dessa parceria, dessa integração entre a PM e a Guarda Municipal. Tenho que elogiar a escolha de colocar esse profissional que pensa em integração, que olha com outros olhos esse trabalho conjunto. A sociedade não quer saber quem vai atender no momento do infortúnio. Ela só quer e precisa ser atendida”, finalizou o comandante Freitas.

 

O diretor-executivo da Agência Municipal de Segurança ressaltou que a reativação da Base Comunitária é só uma das muitas conquistas que a Segurança Pública corumbaense irá receber em 2017. “A gente hoje materializa uma orientação do nosso prefeito Ruiter e um desejo da nossa comunidade, que é unir forças contra a criminalidade. Um dos maiores problemas que temos no Brasil, no Estado, e aqui em Corumbá, é a questão da Segurança Pública. E o Ruiter, sensível a isso, criou uma Agência Municipal voltada para esse tema”, afirmou De Castro.

 

“A partir desse momento começamos a desenvolver um trabalho junto à Guarda Municipal e a sociedade começa a perceber que as coisas estão andando. Estamos de mãos dadas com a PM e isso não seria possível sem um comando de visão, com entendimento de que precisamos unir forças. E isso não acaba por aqui. Isso é só o inicio. Não temos dúvida nenhuma que, em bem pouco tempo, poderemos mostrar números que provem a diminuição da criminalidade nesta área”, prosseguiu o diretor-executivo da Agência Municipal de Segurança Pública.

 

A Base Comunitária, lembrou De Castro, não será voltada exclusivamente à repressão, mas também prevenção de crimes e delitos. “Estaremos nas salas de aulas conversando com alunos, pais e professores porque entendemos que se tivermos boas referências na sociedade, vamos trilhar bons caminhos”, completou.

 

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini, afirmou que é “muito importante essa ação de retomar esse ponto de segurança. Estão de parabéns a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Essa é uma necessidade muito grande e muito cobrada na Câmara. Ao longo do tempo tenho visto inúmeros pedidos da população para que reforçasse e reativasse esse Centro Comunitária na defesa da nossa população”.

 

Vandramini ressaltou ainda que “a presença da PM e da Guarda Municipal dão segurança a nossa população, aos comerciantes, às famílias e aos alunos que saem das escolas, porque infelizmente o crime está solto. Então o combate às drogas, aos roubos, são importantes”.

 

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Oswaldo Hermes Simões Filho, também prestigiou a solenidade. “Quero agradecer a presença de vocês, do coronel Freitas, do De Castroe, e ao prefeito Ruiter agradecer o apoio que vocês estão dando ao Conselho. Todos sabemos que a Segurança Pública é dever de todos, não só da PM, da Guarda e da Policia Civil. É dever de todos os cidadãos. Então o Conselho pede a todos que sempre colaborem conosco. Estaremos aqui pronto para atendê-los”, pontuou o representante da comunidade.