Município lança “ID Jovem” para garantir direitos à juventude de baixa renda

A Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, lança a capacitação sobre o “ID Jovem”. O evento acontece nesta quarta-feira, 31 de maio, às 14 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC). A capacitação é voltada para liderança de escolas estaduais e municipais, coordenadores de CRAS, vereadores, secretários municipais e qualquer interessado que possa levar informações à juventude de baixa renda.

 

“Identidade Jovem” ou simplesmente “ID Jovem” é documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O programa, instituído pelo Governo Federal, é destinado a jovens de 15 a 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

 

Cerca de 11.850 jovens de Corumbá estão aptos a participarem do programa. O “ID Jovem” é uma carteira com validade semestral que pode ser solicitada pelo interessado a fim de garantir o direito aos descontos. Como condição para o benefício, esse jovem precisa estar incluído no Cadastro Único do Governo Federal. Para ser inserido no CadÚnico, bastar incluir ou atualizar dados junto ao CRAS. É necessário ter renda familiar mensal que não ultrapasse os dois salários mínimos e deve ter em mãos o Número de Identificação Social. As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

 

No Estado, o programa foi lançado em abril deste ano e no evento em Corumbá estará presente a Subsecretaria de Políticas Públicas de Mato Grosso do Sul, que vai capacitar o público-alvo.

 

Serviço: A sede da ACIC fica localizada na rua Delamare, 1099, Centro de Corumbá.