Mais de 8 mil cães e gatos já foram vacinados contra raiva em Corumbá

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Corumbá já vacinaram 8.120 cães e gatos contra a raiva. A vacinação está acontecendo no momento no bairro Dom Bosco, depois de ter passado pelo Guatós, Nova Corumbá, Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima e Aeroporto. Dos animais vacinados, 6.647 são cães e 1.473 gatos. A campanha segue até o dia 05 de julho e conta com apoio de militares do Exército.

 

A vacinação está ocorrendo de casa em casa. Onde as equipes não encontram moradores, bilhete é deixado no imóvel informando o horário que passaram, orientando também a entrarem em contato com o CCZ através dos telefones 3907-5579 ou 3233-3354 ou levar o animal até a sede do CCZ. A vacinação no Centro de Controle de Zoonoses é realizada de segunda a sexta-feira em horário comercial e aos sábados, domingos e feriados das 07h às 17 horas.

 

Corumbá apresentou o primeiro caso de raiva canina em fevereiro de 2017, o animal era primovacinado. O cão foi recolhido no dia 14 de janeiro, apresentando alterações neurológicas. O material biológico foi encaminhado para análise, onde houve a confirmação do caso, sendo que a variante isolada foi V3, essa variante é transmitida por morcegos Desmodus rotundus.

 

A meta do CCZ é imunizar cerca de 20 mil animais em toda a área urbana. A segunda etapa da vacinação antirrábica deste ano deverá acontecer no segundo semestre. A imunização acontece de segunda a sexta-feira das 07h às 13 horas. Quem não estava em casa e quiser levar seu animal para vacinar, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fica localizado na rua João B. Couto s/nº, bairro Guanã.