Maio Amarelo percorre escolas com palestras sobre educação no trânsito

O Movimento Maio Amarelo possui uma proposta de intensa conscientização em âmbito nacional, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

 

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Dentro do Maio Amarelo concentra-se a temática “Minha escolha faz a diferença”, o movimento visa promover uma reflexão quanto às escolhas realizadas, diariamente, que podem acarretar graves consequências no trânsito, como por exemplo, usar o celular ao volante, dirigir alcoolizado ou sob o efeito de outras drogas, não usar o cinto de segurança entre outros. Com essas precauções, que são passíveis de decisões pessoais, consequentemente serão opções de prevenção contra acidentes graves. 

 

Em Corumbá, as ações do “Maio Amarelo” são promovidas pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e seguem até o final do mês, com o intuito de conscientizar dentro da proposta do programa, a população sobre a importância da segurança no trânsito.

 

Dentre as ações, estão a decoração de fita amarela na lapela do vestuário, uso de vestuário (blusa, camisa ou camiseta) na cor amarelo em dia marcado com todos os funcionários e profissionais da educação, blitz educativa, gravação de vídeo abordando o tema, ciclo de palestras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e divulgação de ideias entre as unidades escolares através da rede social.  

 

Cronograma

 

Nesta quarta-feira, 17 de maio, o “Minha escolha faz a diferença” esteve na Escola Municipal Clio Proença e na Cássio Leite de Barros. No período da tarde, as equipes visitarão a Almirante Tamandaré e no José de Souza Damy. Durante a noite a ação será na Djalma Brasil.

 

Amanhã os trabalhos acontecem no Fernando de Barros e Izabel Correa, pela manhã; Cyríaco de Toledo e Delcidio do Amaral, à tarde; e no Izabel Correa e Barão do Rio Branco, à noite. Na sexta é a vez das escolas Luiz Feitosa, Barão, Fernando de Barros, Pedro Paulo e Ângela Maria Perez.