Base Comunitária vai aumentar segurança na parte alta da cidade, afirma Ruiter

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o tenente-coronel Cesar Freitas Duarte, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, reativaram nesta segunda-feira, 22 de maio, a Base Comunitária do Conjunto Kadwéus, no bairro Nova Corumbá. Atendendo um anseio antigo da comunidade, a unidade vai, a partir de agora, funcionar de forma efetiva, abrigando setores da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

 

O prédio, localizado na rua Cyríaco de Toledo, foi construído em 2004 com a finalidade de servir como Unidade Mista de Segurança Pública. Como não alcançou esse objetivo, em 2010 foi transformada em uma Base Comunitária de Segurança, com o objetivo de servir como célula da PM que atua com os objetivos de congregar e atender a comunidade local.

 

O funcionamento da base teve seus trabalhos interrompidos em março de 2016, restando no local somente o Conselho Municipal de Segurança. Agora, graças a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o local foi reformado e vai abrigar um efetivo da Polícia Militar, a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda Municipal, além do próprio Conselho Municipal.

 

Os efetivos serão integrados para trabalharem com a comunidade no intuito de melhorar a qualidade de vida da população, garantindo uma necessidade básica do cidadão: a Segurança Pública.

 

“O coronel Freitas foi muito feliz ao falar de integração e dizer que ninguém caminha sozinho. Isso é verdade. Nós, atores políticos públicos, precisamos entender isso, precisamos cada vez mais nos aproximar, cerrar fileiras para que o bem comum que e o bem a nossa população seja atingido com mais eficiência”, destacou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

 

“E essa ação aqui demostra justamente isso, a parceria entre o Governo do Estado e o Poder Público municipal, a parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Isso significa poder colaborar e muito para diminuir um dos grandes problemas que assolam a nossa comunidade: a preocupação com a Segurança Pública”, reforçou o chefe do Executivo corumbaense.

 

O diretor-executivo da Agência Municipal de Segurança Pública, Jorge José Pinto de Castro, o vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Marcelo Iunes, presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Oswaldo Hermes Simões Filho, e diversas autoridades políticas e civis da região também participaram da reativação da Base Comunitária.