Segundo a ser criado no Centro-Oeste, Psicologia do CPAN faz 50 anos

Segundo a ser criado na região Centro-Oeste do Brasil, o curso de Psicologia do Campus Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá comemora os 50 anos de criação com o congresso “Psicologia e seu compromisso social”. O evento teve início na noite da quarta-feira, 05 de abril, e vai até a sexta, dia 07, no anfiteatro Salomão Baruki.

 

Coordenadora do curso, a professora doutora Beatriz Xavier Flandoli destacou o pioneirismo ao lembrar que a criação aconteceu juntamente o campus universitário de Corumbá. “Nasceu com o próprio Campus, em 1967. É um dos cursos mais antigos do país e o segundo da região Centro-Oeste. A profissão foi reconhecida, regulamentada em 1962 e cinco anos depois, esse grupo de pioneiros corumbaenses decidiu criar uma faculdade aqui e um dos cursos foi o de Psicologia”.

 

Beatriz Flandoli ressaltou que a Psicologia mudou bastante o perfil ao longo dessas cinco décadas de criação do curso em Corumbá e dos 55 anos de regulamentação da profissão no país. “Até a década de 80, no Brasil, a Psicologia era profundamente comprometida com as elites, formava alunos que atuariam em consultórios. A partir dos anos 90 essa realidade muda e a Psicologia, como ciência e profissão, deixa de ser comprometida com elite e responde socialmente. Começa a abraçar a luta contra desigualdade, assumir um compromisso social, não é só uma psicologia clinica, vai para a comunidade, pesquisa e luta contra as diferenças, enfrenta e transforma. A Psicologia tem de ser agente transformador de consciência, levar à consciência crítica”.

 

Atualmente são cerca de 170 psicólogos atuando em Corumbá. De acordo com a professora, o curso – reconhecido nacionalmente pela qualidade – traz “muita gente de fora” e muitos dos que chegam, inicialmente para estudar, acabam ficando na cidade. A graduação tem 10 semestres de duração. “É preciso criar pós-graduação, mestrado e doutorado em Psicologia aqui em Corumbá”, concluiu a coordenadora.

 

Em 1972 ocorreu a formatura da primeira turma do Curso de Psicologia – Licenciatura Plena, reconhecido pelo Decreto Estadual nº 72.832, de 25.09.1973. Até o ano 2000, o Curso de Psicologia em Corumbá era o único de caráter público no Estado.