Ruiter faz balanço dos 100 dias de governo e destaca avanços da gestão municipal

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira fez nesta segunda-feira, 10 de abril, um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão à frente da Prefeitura de Corumbá. Após apresentar os principais problemas encontrados pela sua equipe de governo em todas as áreas do Poder Público Municipal, Ruiter mostrou os importantes avanços conquistados nesses três meses de administração.

 

“Muitas dessas informações que passamos aqui, e algumas situações por ventura irregulares até 31 de dezembro, muitas delas já foram sanada, resolvidas. Outras estão em processo de encaminhamento. É assim que vamos trabalhar, procurar constatar o problema e partir para a solução”, afirmou o prefeito durante entrevista coletiva.

 

“A orientação para nossa equipe é essa: ver o que pode fazer. É claro que, dependendo da natureza do problema, da extensão do que precisa ser feito, isso pode demandar um tempo maior e outras situações, como buscas de recursos para gente viabilizar essa situação. É nessa situação que estamos trabalhando”, complementou.

 

O relatório apresentado antes da coletiva, explicou o chefe do Executivo municipal, mostrou o quadro encontrado na Prefeitura de Corumbá. “Não significa que vamos ficar chorando por esse quadro. Temos é que resolver, fomos eleitos para isso, temos que procurar soluções. A população nos confiou o mandado para que gente fizesse isso e vamos fazer”.

 

“A partir de amanhã, por exemplo, quando teremos um ato junto ao Governo do Estado, junto com o presidente do Fonplata, com outros parlamentares e com a sociedade civil da região, vamos começar a sinalizar o que pretendemos fazer, o que é justamente um somatório de esforços para buscar recursos para que a gente possa aplica-los naquilo que tem que ser feito, naquilo que a população quer que seja feita”, reforçou.

 

Parceria

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou também a importância da parceria com o Governo Estadual e com as outras esforças governamentais. “A parceria com o Governo do Estado, com o governador Reinaldo Azambuja, principalmente, é fundamental, é essencial. A gente sempre enfatizou isso, que é preciso ter parceria, principalmente no momento em que estamos vivendo, onde as dificuldades são muitas e os recursos pára atende-los são escassos”.

 

“É fundamental termos apoio. É importante ter o Governo do Estado junto conosco, é importante termos o apoio do Governo Federal e todos seus ministérios juntos conosco, ter a bancada da Assembléia Legislativa e Federal conosco. E esse ato de amanhã vai representar isso também. É uma parceria estratégica por Corumbá”, afirmou.

 

O prefeito comentou ainda a atual situação do ICMS do gás natural. “O que a gente tem informação com relação ao gás é que as tratativas continuam, que houve um reconhecimento por parte da Petrobrás, que essa forma como aconteceu não deveria ter sido feita, e que estão buscando alternativa de dar uma solução para o Estado. Existe essa possibilidade muito forte para que a gente possa, também com a arrecadação do ICMS do gás, o Estado primeiramente e depois todos os municípios, principalmente o nosso, ter uma condição melhor financeiramente falando. A expectativa é que, de fato, isso realmente aconteça”.

 

Saúde

 

“Com relação à saúde, algumas das questões apontadas aqui, principalmente a questão dos serviços que entendemos que precisavam ser priorizados porque afetam diretamente nossa população, isso de pronto foi atendido, como é a questão do Raio X, do plantão odontológico noturno e uma série de outras atividades que a gente já está recuperando. Fizemos o chamamento do Concurso Público para preencher vagas e assim atender mais adequadamente a nossa comunidade”, relatou o prefeito de Corumbá.

 

Outras conquistas do setor serão detalhadas no ato público dessa terça-feira. “Vamos lançar um pacote muito grande com relação a Saúde, justamente para dar uma condição melhor de atendimento aos usuários do hospital. Em parceria com o governo do estado vamos falar de uma programação bem extensa, com várias realizações e vários compromissos sendo assumidos e já para execução a partir desse ano”.

 

Habitação

 

Durante a coletiva, Ruiter tratou ainda da entrega irregular dos títulos de posse feito pela gestão anterior. “Temos que tratar isso com a seriedade possível que o caso requer. Claro que isso mexeu com a autoestima das pessoas. Você dá um título, a pessoa vai registrar e não consegue, ela se sente muito frustrada ao ver que aquele documento não é o adequado”.

 

“Orientei minha equipe para que tenhamos esse cuidado de tratar essa questão. Uma é a questão irregular de quem fez. O que a gente não pode permitir é que essa possível infração ou desejo de ganhar alguma possível vantagem, de qualquer forma que seja, sirva de impeditivo para que a gente não consiga atender o desejo, o sonho dessas pessoas. Vamos trabalhar com esse cenário, com essa perspectiva, e vamos equacionar da melhor forma possível para que essas pessoas não sejam prejudicadas”, disse Ruiter.

 

Turismo

 

“O turismo é muito importante, principalmente pelo momento que estamos vivendo hoje, de retração da exploração mineral como um todo e que no nosso município também é muito importante. E estamos trabalhando para que esse quadro também se reverta”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

 

“O turismo, na sua concepção, vejo como alternativa muito forte, muito clara, para estar gerando riquezas e divisas para a nossa região. Fomos buscar para dentro do nosso quadro da direção da Fundação de Turismo uma pessoa que vem do meio empresarial do setor, uma pessoa que está acostumada a vivenciar os problemas do turismo. Pedimos para esse pessoa vir junto conosco, que é o caso da Marju, para, justamente entendendo como funciona a questão politica pública, possamos com os empresários do setor nos ajudando, buscar uma política mais adequada para que a gente possa fomentar o turismo dentro de suas diversas concepções, segmentos que aqui podem ter condições de explorar”, pontuou.

 

Economia

 

O prefeito fez ainda um comparativo entre o atual cenário econômico e o de 2005, quando Ruiter assumiu a Prefeitura pela primeira vez. “Em 2005 tínhamos uma cenário econômico talvez não igual, mas bem próximo no que se refere a retração econômica do País e até mundial. Mas tivemos também logo em seguida, perspectiva de crescimento que nos ajudou muito. E nos ajudou muito também a questão da parceria com o Governo Federal, que foi muito forte”.

 

“Além dessa questão de competência e sorte, a gente tem que ser também articulado para que possamos ter entrada, conversa com os diversos canais do Governo Federal e Estadual. É justamente através desse contato, dessa possibilidade de articulação com esses entes, que a gente consegue ampliar a fonte de recursos para o nosso município”.

 

“Tem mais uma questão também. É preciso estamos abençoados. Essa é a primeira questão que coloca aí. Temos que acreditar, temos que ter fé, e eu tenho muita. Sempre falo que quando a gente conversa com a população de Corumbá e eles também nos tramitem essa energia. quando as pessoas pensam positivamente a coisa acontece. Sou muito partidário dessa corrente, onde o pensamento, a fé, o acreditar nas questão maiores, podem fazer as coisas caminharem”, complementou.

 

Educação

 

“A educação é um dos pilares da política pública e ela tem que ser aprimorada. Deixar um número de mais de mil crianças e jovens fora da sala de aula causa uma preocupação maior, não só pela falta de conhecimento, mas, sobretudo, no que pode acontecer com essas crianças ociosas, com suas famílias e toda nossa sociedade. É uma preocupação que tivemos e já temos um projeto para neste ano, termos novidades nesse respeito. Vamos ampliar salas, buscar espaços físicos, fazer locação desses imóveis para que agente possa estar oferecendo, principalmente nos locais onde estão sendo verificada maior demanda por essas vagas. A educação já tem esse cenário e agora vamos buscar a solução para isso”.