Município vai realizar cursos de qualificação profissional em sede própria

Os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vão ser realizados em prédio próprio. O novo Centro de Qualificação do Município vai funcionar onde ficava o CRAS II Extensão, no bairro Nova Corumbá, e que está em processo de reforma. Ele fica ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família Paulo Mayssato.

 

“Para otimizar recursos, a Secretaria Municipal de Assistência Social está entregando o prédio do Centro de Qualificação Dom Bosco para a Missão Salesiana e vai transferir os cursos para um prédio próprio da Prefeitura”, explicou o secretário Municipal de Assistência Social, Haroldo Cavassa. Durante o período de reforma, os cursos de qualificação serão realizados nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

O secretário informou que a localização do novo Centro de Qualificação do Município levou em consideração o fato de o público atendido ser, em maioria, dos bairros da parte alta de Corumbá.  Além de a sede ser do Município. Haroldo Cavassa destacou que a parceria com a Missão Salesiana “deu certo” ao ajudar a capacitar profissionalmente inúmeros corumbaenses.

 

Locado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o prédio do Centro de Qualificação Dom Bosco tinha a locação custeada por recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS). “Na última gestão do prefeito Ruiter Cunha, no período de 2009 a 2012, a Secretaria da Assistência Social solicitou a locação do imóvel da Missão Salesiana para desenvolver ações de qualificação profissional, no âmbito de suas atribuições, porque a estrutura, equipamentos e o ambiente eram adequados às necessidades da Assistência Social. O projeto foi apresentado ao conselho avaliador do FMIS, foi aprovado e, desde aquela época, o Município, através do FMIS, vem custeando as atividades naquela localidade. Isso foi transcorrido durante esse período”, explicou o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, que é o gestor do Fundo. O encerramento da locação do imóvel foi comunicado para a parte interessada e o Município está em fase de entrega das chaves para a Missão Salesiana.

 

O FMIS

 

O Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) é um fundo com recursos para apoiar ações com foco no social. “Essas ações apoiadas pelo FMIS podem ser de secretarias e órgãos da Prefeitura ou de entidades que prestam serviços nesta área. O FMIS possui um comitê avaliador das propostas, que analisa os projetos e aprova ou não o aporte de recursos do Fundo para as ações propostas, sejam elas da administração ou entidades que estejam habilitadas a desenvolver estas ações. À medida que é aprovado, o trâmite administrativo é realizado pela Secretaria de Governo no sentido de repassar os recursos para o objeto a ser contemplado”, finalizou o secretário Municipal de Governo.