Município e Agraer repassam insumos para comunidade indígena Guató

A Prefeitura de Corumbá e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entregaram na tarde desta quinta-feira, 06 de abril, sementes de milho e de feijão para plantio à comunidade indígena Guató. A iniciativa integra o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin).

 

O convênio entre o Município e o Estado foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural e Secretaria Especial de Agricultura Familiar.

 

“Repassamos sementes de milho e feijão para a comunidade indígena da aldeia Uberaba, que faz parte da nossa região de Corumbá. Os repasses são semestrais”, disse a coordenadora técnica da Agraer-Corumbá, Vânia Sabatel. A parceria prevê também a entrega de óleo combustível. Todo o recurso do programa é oriundo do Fundo do Investimento Social de Mato Grosso do Sul (FIS).

 

O cacique Luiz Carlos de Souza Alvarenga recebeu os insumos e explicou que serão usados no “plantio para subsistência” das 40 famílias que vivem na aldeia. “Vamos começar agora e ainda vamos ver como vai ficar a produção”, completou o líder indígena. A aldeia Uberaba fica distante cerca de 350 quilômetros de Corumbá. No barco de propriedade da comunidade indígena, a viagem dura 36 horas.

 

Com a parceria, através do Proacin, o objetivo é favorecer o desenvolvimento sustentável e a geração de renda; promover a melhoria do processo produtivo; fortalecer os saberes tradicionais; desenvolver o espírito associativista e participativo; estimular participação cidadã e autônoma das comunidades; estimular a produção sustentável e garantir a segurança alimentar.

 

Participaram da entrega os secretários Renato dos Santos Lima (de Indústria, Comércio e Produção Rural), que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, e Mohamad Abdallah (Especial de Agricultura Familiar).