Município capacita novos profissionais para salas de vacina

A Prefeitura de Corumbá iniciou na tarde desta segunda-feira, 17 de abril, a capacitação de 10 técnicos de enfermagem que vão atuar nas salas de vacinação dos postos de saúde do município. O treinamento – oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde – é teórico e prático com 60 horas de duração. No começo de maio os profissionais passam a atuar nas unidades.

 

“Percebemos que dentro de nossa rede de saúde faltavam vacinadores para ficar em salas de vacina. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira abriu processo seletivo e solicitamos vagas para técnicos de enfermagem atuarem em salas de vacina. As estratégias de saúde da família têm obrigatoriedade de ter salas de vacina. E como tínhamos poucos vacinadores, dividíamos nossos vacinadores, um estava de manhã numa unidade e a tarde em outra. Muitas vezes, a população ia à unidade para vacinar num horário e o vacinador estaria em outro ali”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica, Lielza Victório Carrapateira Molina.

 

A capacitação teórica aborda o programa nacional de imunização, o calendário vacinal, faixas etárias para cada vacina e política vacinal. Também passarão por aulas de informática para o preenchimento das informações vacinais no sistema online ligado ao Ministério da Saúde. Na parte prática, os novos vacinadores vão acompanhar a rotina nas unidades de saúde.