Município capacita agentes de saúde e de endemias em educação ambiental

Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde participam até sexta-feira, 07 de abril, de um ciclo de palestras que aborda o tema Educação Ambiental. A capacitação, que alcançará 236 agentes, é realizada pela Prefeitura de Corumbá por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

“Buscamos esclarecê-los sobre o que é educação ambiental para que atuem na sensibilização da população em geral quanto à situação do lixo reciclável, lixo doméstico, acondicionamento correto e principalmente com relação ao uso dos Postos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis (PEVs), instalados em pontos estratégicos da cidade”, explicou Marileize da Silva Brasil, gerente do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

 

Marileize argumentou que como os agentes da Vigilância em Saúde de Endemias têm contato direto com a população, o trabalho de visita que executam ajuda na difusão das informações. “É trabalhar a questão da educação ambiental de forma consciente para evitar problemas na saúde. Eles já têm o trabalho com a comunidade, contato direto e agora absorvendo essa questão, aprimoram o trabalho e aperfeiçoam o que já fazem diariamente junto à população”, completou.

 

Gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla de Figueiredo, pontuou que a capacitação qualifica o trabalho dos profissionais do Município que atuam nesse segmento. “Os agentes vão à casa das pessoas, são abordados sobre várias situações, inclusive algumas que não são da alçada deles resolver. Quanto mais treinados e capacitados forem, com certeza o atendimento será melhor a população”.

 

O ciclo de palestras acontece nos períodos matutino e vespertino. As atividades abordam questões referentes a gerenciamento de resíduos, coleta seletiva e reciclagem. Também são realizadas dinâmicas de grupo. A capacitação acontece no auditório da Embrapa Pantanal. Com turmas formadas por 40 profissionais por período, as palestras acontecerão ainda na quarta-feira, dia 05, e sexta-feira, dia 07, nos horários das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.