Cem dias: Ruiter recebeu administração com entraves em vários setores

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira apresentou, na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, à comunidade corumbaense um relatório sobre a situação que recebeu a Administração Municipal da gestão anterior. A apresentação, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá, fez parte da programação dos 100 dias de governo. As condições em que recebeu a máquina apontavam problemas nos mais variados setores.

 

“Essa prestação de contas tem dois momentos. Um deles é determinação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é a Corte que analisa a responsabilidade do gestor. Esse relatório já foi encaminhado ao TCE, tínhamos um prazo até 31 de março e isso já foi feito. O Tribunal de Contas impõe ao gestor que sai, várias obrigações para que a equipe que assume possa fazer a conferência, fiscalização, acompanhamento e se preparar para o exercício seguinte. Durante a transição o contato foi muito burocrático, não tivemos a possibilidade de ter os detalhes como gostaríamos e como deveria ser feito, se fosse uma transição mais democrática. A documentação foi apresentada, foram feitas observações e algumas não foram atendidas”, destacou o prefeito ao iniciar a apresentação.

 

O segundo momento detalhou a situação “efetivamente encontrada por nossa equipe comparando com aquilo que foi dito que teria de ser encontrado ou apresentado”, esclareceu o prefeito. A apresentação foi individualizada por Secretaria e Fundações.

 

“Foi uma prestação para a população de como encontramos a situação; não vou mais ficar falando do que aconteceu, o que ocorreu, o que foi. Não dá pra ficar falando do passado e não começar a trabalhar na situação dos problemas. Mostramos a situação, que de fato, existia e agora que vamos trabalhar para resolver, juntando esforços. Vamos encaminhar, a quem de direito, como fizemos ao Tribunal de Contas, faremos o envio para Câmara Municipal para o Ministério Público para as providências que acharem necessárias”, afirmou o chefe do Executivo Corumbaense. O vice-prefeito Marcelo Iunes também participou da apresentação.