Cem Dias: Educação qualifica ensino na REME com preparação de profissionais

A Secretaria Municipal de Educação iniciou – logo na primeira quinzena de janeiro – o período de pré-matrícula digital da Rede Municipal de Ensino (REME), quando todas as escolas da REME ficaram abertas para a realização de matrículas para a Pré-Escola, Ensino Fundamental de 1ª a 5ª séries, Ensino Fundamental de 6ª a 9ª séries e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação cumpriu determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que completou 100 dias de governo esta semana.

 

Os profissionais de Educação participaram da 1ª Jornada Pedagógica de Corumbá, que integrou os servidores das redes de ensino Municipal e Estadual e ofereceu subsídios teóricos e práticos para aplicação no cotidiano escolar. A equipe da REME também participou da 1ª Formação Continuada para os Profissionais das Unidades Escolares do Campo que discutiu a reflexão de práticas pedagógicas, frente aos desafios pedagógicos, políticos e sociais. Houve ainda formação para agentes de apoio educacional educação infantil e para atendentes da educação infantil.

 

Em março, aconteceu a apresentação do Plano de Ações 2017 da Secretaria. O plano traz informações sobre quantitativos de profissionais, de frota e de unidades escolares; o organograma de funcionamento da Secretaria de Educação; os projetos que estão em execução e que estão planejados como reformas de infraestrutura e construção de novas Unidades Escolares; o mapeamento das deficiências estruturais e demandas escolares, e todos os projetos pedagógicos de cada setor da Secretaria de Educação.

 

Professores, diretores, coordenadores e presidentes de Associações de Pais e Mestres de escolas da Rede Municipal de Corumbá foram capacitados sobre o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (Proceve). O Proceve, ação do Ministério Público Estadual, tem como objetivo reduzir a violência no ambiente escolar e favorecer a permanência e o sucesso do aluno em sala de aula.

 

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEC) capacitou cem professores, a partir de oficinas voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): PowerPoint, Word, vídeo, internet e lousa digital. 

 

Parceria do Município com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deu início ao curso de educação profissional de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador, na modalidade Proeja de nível fundamental, nas escolas municipais Djalma Sampaio Brasil e Ângela Maria Perez.

 

As aulas terão a duração de dois anos, iniciando na 3ª Fase (6º e 7º) com a conclusão na 4ª Fase (8º e 9º) na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador contará com a expedição de dois certificados. O IFMS fará a certificação referente à Qualificação Profissional e a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá certificará a Formação Geral, que corresponde ao Ensino Fundamental II na modalidade EJA.

 

O Proeja é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos, que tem por objetivo oferecer oportunidade da conclusão da educação básica, juntamente com a formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.

 

Atualizado em 12/04/2017