Promoção Racial discute ações e destaca dia pela eliminação da discriminação

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de Corumbá, realizou na tarde de hoje, 21 de março, reunião para discutir o planejamento das ações que a pasta vai executar ao longo do ano. Na reunião, que contou com representantes da Subseção Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de instituições ligadas à promoção racial na cidade, foram apresentados os objetivos que norteiam o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria.

 

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, as metas de atuação são a conscientização da população contra desigualdade entre as diferentes raças; a promoção de programas educacionais envolvendo os diversos grupos raciais e etnias; criação de projetos sociais para conscientização nas escolas contra o racismo; apoio às comunidades quilombolas; implantação da promoção da igualdade racial; combater racismo, xenofobia e todas as formas de intolerância.

 

Também estão entre as atribuições, promover o conhecimento dos direitos e deveres de todas as raças; incentivar as atividades artísticas e culturais e proporcionar o conhecimento geral sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que foi criado pela lei federal 12.288 de 20 de julho de 2010.

 

O encontro também lembrou a passagem do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta terça-feira. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 21 de março de 1960. Durante um protesto pacífico 69 pessoas foram mortas e aproximadamente 180 ficaram feridas. A mobilização era contra uma lei que obrigava os negros sul-africanos a usarem uma caderneta com a definição de onde poderiam ir. Ao final da reunião houve apresentação de Capoeira.

 

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial é vinculada diretamente à Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.