Prefeitura realiza Formação Continuada para coordenadores pedagógicos

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 06 de março, o Projeto de Formação Continuada para 105 coordenadores pedagógicos das escolas rurais, urbanas e centros municipais de educação infantil sobre o G-SEA – Sistema de Gestão em Saúde, Educação e Assistência Social, que permite o acompanhamento online da vida escolar do estudante e proporciona aos educadores o lançamento e acompanhamento dos registros escolares, informatizando e atualizando todo o setor educacional.

 

O objetivo principal da Formação Continuada para os coordenadores pedagógicos da REME é buscar o aperfeiçoamento constante desse profissional que, na escola ou nos centros de educação infantil, desempenham função articuladora, formadora e transformadora. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação acredita que ao desenvolver ações formativas continuadas reafirma o seu compromisso em manter um ambiente dinâmico e em constante atualização para esses profissionais, evitando a inércia dos trabalhos, tornando-os mais qualitativos.

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o G-SEA tem apresentado inúmeros benefícios a todo o processo pedagógico da Rede Municipal de Ensino. Entre eles a agilidade e praticidade para inserção de planejamentos, frequência de alunos, notas e movimentação de alunos, além dos pais poderem acompanhar o desempenho de seus filhos online.

 

“Contudo, para que de fato essa ferramenta desenvolva todo o seu potencial é preciso investir na formação do principal articulador, intitulado ‘coordenador pedagógico’, que ao desenvolver a sua função mediadora permite superar obstáculos, identificar necessidades dos docentes e alunos contribuindo para uma educação de qualidade”, afirmou a secretária municipal.

 

Este foi o primeiro encontro da formação, e será oferecida pelos Núcleos de Gestão da Informação em conjunto com o Núcleo da Educação Infantil da SEMED para os coordenadores pedagógicos. Após este encontro, os demais serão mensais, mas sempre com a perspectiva de articulação entre teoria e prática. Após a conclusão do curso serão entregue certificado a esses profissionais.