Prefeito conhece trabalho do Instituto Pesdpan em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reuniu-se no início da noite da terça-feira, 21 de março, com diretores do Instituto de Pessoas com Síndrome de Down do Pantanal (Pesdpan). No encontro, realizado na Prefeitura Municipal, o chefe do Executivo conheceu o trabalho do Instituto, fundado em novembro de 2015, e as necessidades da instituição.

 

O Instituto Pesdpan é uma organização civil, sem fins lucrativos, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down e seus familiares. Tem como objetivos gerais reunir as pessoas com Síndrome de Down, assim como seus familiares, amigos e colaboradores, com intuito de participar ativamente no processo transformação para um mundo melhor; estimular e promover amplos debates; incentivar o conhecimento e interesse científico pela Síndrome de Down; divulgar as leis; acolher e dar apoio a todos os novos bebês com Síndrome de Down em acordo com desejos dos pais.

 

Diretora-presidente do Pesdpan, Viviane Ametlla de Figueiredo, destacou a importância da reunião. “Apresentamos a composição, nossos objetivos e nossa proposta de trabalho. É importante que consigamos firmar parceria com o Município e, também, com outras instituições. É uma porta que pode se abrir” salientou.

 

Para Ruiter, o encontro com a diretoria do instituto vai ajudar na elaboração de políticas públicas para esse segmento específico da sociedade. “A instituição vai nos orientar muito, conhece com mais propriedade e pode nos ajudar a orientar na formulação de políticas públicas mais elaboradas, para que possamos aprimorar esse atendimento para essa clientela. É fundamental que tenhamos a oportunidade de fazer aquilo que vivenciam”, afirmou.

 

No sábado, dia 18, o Instituto de Pessoas com Síndrome de Down do Pantanal (Pesdpan), com apoio da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o “2º Seminário Pantaneiro Sobre Síndrome de Down”, que teve como temática “Minha Voz, Minha Comunidade”.

 

Comemorado em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi oficialmente estabelecido em 2006. Tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito.