Centro de Saúde da Mulher fará coleta de preventivo em horário especial

Para facilitar o acesso das mulheres trabalhadoras ao exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau), o horário de atendimento do Centro de Saúde da Mulher será estendido entre os dias 13 e 17 de março.

 

A coleta de exames poderá ser feita das 17h às 20 horas no local, situado na rua Major Gama, 782, Centro de Corumbá. O atendimento diferenciado faz parte das comemorações pelo mês da Mulher, organizado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

 

Exame

 

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.