Capacitação sobre doença de chagas atende agentes de endemias e saúde

Entre os dias 28 e 30 de março, os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde da área urbana e zona rural de Corumbá estarão participando de uma capacitação referente a noções sobre o agravo, controle, prevenção da doença de chagas e informações sobre o serviço do PIT (Posto de Informação de Triatomíneos).

 

O treinamento será ministrado na área urbana e na região do Taquaral e do Urucum  por técnicos da Coordenação Estadual de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Vetores da Prefeitura de Corumbá.

 

Na terça-feira, 28, a capacitação acontece nos períodos matutino e vespertino no Auditório da Prefeitura. Na quarta-feira os trabalhos acontecem na Escola Municipal Rural Carlos Cárcano, no Urucum e, na quinta, na Escola Municipal Rural Monte Azul, no Taquaral, também em dois períodos.

 

Doença de chagas

 

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.  Foi descrita há quase cem anos (1909) pelo médico sanitarista e pesquisador Carlos Chagas. Essa doença tem uma fase aguda, de duração mais breve, e uma fase crônica que pode se estender por toda a vida da pessoa infectada. A doença tem cura.

 

Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curada, a pessoa continuará gerando anticorpos. Não existe vacina ainda.