Ruiter é empossado na presidência da 31ª Junta de Serviço Militar de Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foi empossado nessa quarta-feira, 15 de fevereiro, na presidência da 31ª Junta de Serviço Militar de Corumbá. A solenidade foi realizada na Prefeitura e chefiada pelo 1º tenente Francisco Telmo Ferreira do Nascimento, delegado do PRM (Posto de Recrutamento e Mobilização) 09/005.

 

No ato, o prefeito Ruiter jurou “envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que nosso município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da pátria”.

 

A primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, também participou de cerimônia. A Junta de Serviço Militar funciona na Casa da Cidadania, localizada na rua XV de Novembro, 400. O atendimento acontece nos períodos das 07h30 às 13h30.

 

Alistamento

 

O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

 

Caso esteja residindo no exterior, o cidadão deverá procurar as Repartições Consulares ou Embaixadas do Brasil. Ao término da seleção realizada na Comissão de Seleção (CS) o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em: Organização Militar da Ativa; Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou Tiros-de-Guerra.

 

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.

 

A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo, encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.