Marinha e Prefeitura de Corumbá reafirmam compromisso de apoio mútuo

O Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil e o Município de Corumbá reafirmaram o compromisso de trabalhar conjuntamente, empregando seus melhores recursos humanos e materiais no atendimento das prioridades da população corumbaense e pantaneira. O estreitamento das relações entre as duas instituições e a manutenção da parceria essencial para a região foram discutidos na manhã desta quinta-feira, 12 de janeiro, no gabinete do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

 

Em visita de cortesia, o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira Aguiar, atual comandante do 6º Distrito Naval, apresentou ao prefeito o também contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, que assume o comando nesta sexta-feira, 13 de janeiro. Durante o encontro, o novo comandante destacou a total disposição de continuar sendo parceiro do Município em projetos de cunho social e humanitário, com destaque para o Programa Povo das Águas.

 

Idealizado e implantado durante a segunda gestão de Ruiter (2009/2012), o Programa Povo das Águas é desenvolvido atualmente pelo Município com apoio da Marinha do Brasil, como resultado de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha. “As dimensões do nosso município, as dificuldades de acesso e a carência da população dessas regiões mais distantes tornam fundamental o apoio da Marinha no atendimento a centenas de famílias que, sem essa iniciativa, não teriam acesso a serviços básicos”, destacou o prefeito.

 

O programa leva atendimento médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal, com apoio logístico do Navio de Assistência Hospitalar NAsH Tenente Maximiano, para o transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos. Integram a iniciativa profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil.

 

Ainda durante o encontro, Ruiter também solicitou o apoio do 6º Distrito Naval no combate às queimadas na vegetação pantaneira, cuja fumaça e fuligem têm assolado a área urbana de Corumbá e Ladário desde o início de 2017. O novo comandante afirmou que está reunindo as condições técnicas e operacionais e prometeu empenho total da instituição com relação ao problema, juntamente com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar.