Prefeitura implanta estrutura e atende ambulantes na Praça da República

Ambulantes estão de volta à Praça da República, na área central de Corumbá. Agora, eles estão trabalhando em um espaço organizado, em barracas padronizadas, tudo fruto de um trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico.

 

As novas barracas fazem parte de um acordo firmado pela Prefeitura com a Associação de Ambulantes integrada por trabalhadores que já atuavam na Praça da República, ao lado do terminal de embarque e desembarque de ônibus.

 

Com as obras executadas no local, eles deixaram o espaço provisoriamente e retornaram nesta semana. Eram 16 ambulantes e, segundo Lauzie Xavier, da Fuphan, mais quatro efetuaram seu cadastro junto à Associação e passaram a fazer parte do grupo.

 

“Todos que trabalhavam aqui, 16, retornaram e, agora, estão ocupando um espaço mais adequado, em barracas padronizadas, adquiridas pela própria Prefeitura. Mais quatro ambulantes se cadastraram junto à Associação e estão também trabalhando aqui” explicou Lauzie, citando que os trabalhadores assinaram um termo de uso com validade de um ano, podendo ser renovado no futuro.

 

Durante o período em que a Prefeitura executava obras na Praça da República até a chegada das barracas, os comerciantes estavam ocupando espaços provisórios na Rua Antônio Maria Coelho. Desde a segunda-feira eles estão instalados em barracas com dimensões de 1 por 2 metros, com 2,20 de altura.

 

O prefeito Paulo Duarte acompanhou a montagem das barracas e lembrou que todo o processo foi amplamente debatido com os trabalhadores. Durante a visita, o prefeito conversou bastante com os comerciantes, entre elas Amália Lopes Alves, que tem mais de 40 anos trabalhando nesta área.

 

“Ela formou os três filhos da renda que tira como vendedora autônoma. Recebi com muita gratidão o sorriso, o abraço e as palavras carinhosas que ela me dirigiu e também à minha equipe pelo trabalho de instalação de bancas novinhas e todas padronizadas para que 20 feirantes cadastrados possam vender seus produtos”, disse Duarte.

 

O prefeito citou que a região se transformou e que a Praça da República agora está completamente revitalizada. “Além de um comércio em franco desenvolvimento, a área ficará ainda mais bela após a revitalização da fachada do ILA. Mais uma vez mostramos que com trabalho sério e honesto, podemos superar a crise econômica pela qual passa o nosso País”, concluiu.